Políticas de inclusão de crianças e adolescentes

Teve início o XI Seminário da Criança e do Adolescente em Picos

CCOM / terça-feira, 27 novembro , 2018

Com o intuito de criar espaço para o debate em torno de problemas que envolvem o público infantil e juvenil local, além da busca pelo fortalecimento da rede de proteção que envolve este público, teve início ontem o XI Seminário da Criança e do Adolescente de Picos. O evento acontece no auditório da Escola Normal e termina hoje com vários debates em torno do tema.

Pe. Walmir Lima em discurso sobre o tema

“É uma inciativa que intenciona garantir direitos das crianças e adolescentes. É a afirmação do princípio de proteção integral à criança e ao adolescente. Esse é o nosso principal objetivo. Mais que isso, é criar e implantar políticas de fortalecimento voltadas para este púbico, tendo em vista também a proteção e o combate à violência aos mesmos”, explica o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Picos, Civaldo Barbosa.

A conferencia irá confeccionar propostas de políticas públicas voltadas para o público em questão.

A referida conferencia também irá confeccionar propostas de políticas públicas voltadas para o público em questão, além de eleger delegados para a conferência sobre a temática a ser realizada em âmbito estadual.

As discussões e elaboração dessas propostas acontecem por meio de painéis que envolvem debatedores da sociedade local, autoridades municipais, dentre outros.

O referido evento também abre caminho para que o município possa participar do Selo Unicef.

“Independente da participação do selo Unicef, a gente tem procurado cada vez mais promover ações de inclusão da criança e do adolescente. É uma gestão voltada de fato para inclusão social desse público, voltada para direitos como ir à escola, direito de nascer, combater a mortalidade infantil, ao cuidado com a gestante. Independente de querer o Selo Unicef, queremos é o resultado. Vamos trabalhar para confirmar o avanço, o crescimento do município junto às questões de inclusão da criança e do adolescente. Esse é o caminho”, avalia o Prefeito Pe. Walmir Lima.

Conferência vai eleger delegados para a conferência sobre a temática a ser realizada em âmbito estadual.

O coordenador do Complexo de Defesa da Cidadania de Picos, Wilson Barroso, comentou que a inciativa propõe ampla abertura no que refere a defesa da criança e do adolescente contra as mais variadas formas de violência numa sociedade cada vez mais desigual.

“Esse tipo de iniciativa reflete exatamente isso, mostrar os caminhos para que possamos amparar nossas crianças e adolescentes e garantir direitos inerentes, é a busca pela inclusão desse público”, comentou.

Coordenador do Centro de Defesa e da Cidadania de Picos, Wilson Barroso à direita do prefeito Pe. Walmir Lima.