Lembracinhas

Semtas através do PCF promove a entrega de lembrancinhas do dia das crianças

Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, é um dos principais objetivos do programa.

/ CCOM / terça-feira, 26 outubro , 2021

 

 

O Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

Principais caminhos do Programa

Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;

Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;

Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;

Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem;
Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Público do Criança Feliz

a) gestantes, crianças de até 3 (três) anos e suas famílias inscritas no CadUnico do governo federal;
b) crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC;
c) crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Visitador entrega lembrança

 

O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares. As visitas são ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no Programa.

“Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade”, pontua Marinalva Lima, Secretária de do Trabalho e Assistência Social de Picos.

 

Famílias particitipam

 

As visitas domiciliares do Programa Criança Feliz assumem perspectivas de prevenção, proteção e promoção do desenvolvimento na primeira infância.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes, visitadores realizam acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

 

Lembrnacinhas

 

A supervisora Ravena Leal, destaca a importância do bom funcionamento do Programa Criança Feliz no município junto ao bem estar social.

“No nosso município a equipe do Programa Criança Feliz é composta por 2 supervisoras e 14 visitadores que acompanham um público de 400 pessoas. Essa equipe é fundamental ara o andamento do programa”, pontua.

 

Visitador entrega lembrança

 

O Programa Criança Feliz está vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades que efetivam a gestão territorial da Proteção Social Básica (PSB). No nosso município eles estão nos bairros Morada Nova e Parque de Exposição.

“É um programa de extrema importância para o desenvolvimento integral de nossas crianças, visto, que ele trabalha de forma intersetorializada com as demais políticas públicas e visa a cidadania e desenvolvimento pleno de nossas crianças que são o futuro da nação”, conclui Marinalva Lima.

Os visitadores vão à casa da pessoa acompanhada realizar em uma periodicidade quinzenal para gestantes e semanal para crianças na faixa etária atendida. A entrega das lembrancinhas se deu em alusão ao dia da criança.