Limpeza

DIA DO GARI: Profissionais se dedicam diariamente para manter a cidade limpa

No 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari. Atualmente, são mais de 60 profissionais da limpeza pública municipal espalhados pelo nosso município.

Profissionais zelam diariamente da limpeza da nossa cidade (Foto: Iaquelly Sousa)

/ CCOM / terça-feira, 16 maio , 2023

Por: Iaquelly Sousa

O termo gari surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary. Ele ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os garis. Em virtude disto, a data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis pela limpeza das vias públicas e todo lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

COLABORE COM OS GARIS, SAIBA O DIA CORRETO DE PÔR O LIXO NA RUA!

ROTAS ATUALIZADAS EM 10.10.22

Matias Jeremias da Silva, é gari há 12 anos e pede a colaboração da população dando algumas dicas para facilitar a coleta de lixo e fazê-la da maneira correta. “O descarte de lixo deve ser feito nos locais indicados, temos os tambores, caixa de cimentos, que é para ser colocado o lixo e infelizmente boa parte da população, não se atenta para isso. Há também pessoas que não colocam o lixo no horário adequado, temos os dias e horários certos em que o caminhão coletor passa, mas o pessoal já se habituou a colocar o lixo no horário que quer. Outra coisa é a questão das sacolas, o ideal é que as sacolas sejam mais grossas, para que o próprio lixo não rasgue, tem também sacos de telas que podem ser utilizados”, explicou o gari.

Matias Jeremias da Silva, Gari (Foto: Iaquelly Sousa)

Sobre o descarte de vidros quebrados ele ensina uma maneira prática e mais segura para a população e para os coletores. “Os vidros, por exemplo, podem ser colocados em uma caixa de papelão, como de embalagens de produtos que são utilizados como sabão em pó, como também você pode recortar uma garrafa pet, colocar o vidro dentro e enrolar, fechando a garrafa com uma sacola plástica, isso é mais seguro para a gente e para quem descarta, pois sempre tem o risco de se cortar”, finalizou.

Profissionais também trabalham no recolhimento de entulhos (Foto: Iaquelly Sousa)

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!