Coleta de Lixo

Prefeitura de Picos garante que coleta de lixo será regularizada o mais rápido possível

Devido a uma manifestação que bloqueou uma via de acesso ao aterro sanitário da localidade Valparaíso, a coleta de lixo foi interrompida.

Sede da Prefeitura Municipal de Picos (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / terça-feira, 13 setembro , 2022

Por: Jackelany Vasconcelos

A Prefeitura Municipal de Picos, juntamente com a Secretaria de Serviços Públicos está empenhada em solucionar os problemas relacionados ao acúmulo de lixo em algumas ruas da cidade. O fato se deu em decorrência de uma manifestação realizada por moradores da comunidade Valparaíso, na qual, impedia que os carros coletores de lixo adentrassem as dependências do aterro sanitário. O Prefeito de Picos, Gil Paraibano, assegura que a coleta será regularizada nas próximas horas.

O Procurador-geral do município, Dr. Antônio José de Carvalho, explica que devido ao clima, as queimadas são frequentes, principalmente, em ambientes como o aterro sanitário da comunidade do Valparaíso.

“Infelizmente, nós estamos em uma época do ano muito complicada que chamamos de BRÓ-BRÓ, Picos tem esse problema todo ano, que acontece as queimadas, existem muitas queimadas espontâneas e a gente sabe que muitas roças e pastos se queimam nesse período de BR-Ó-BRÓ, devido ao clima bem seco, e esse aterro controlado, infelizmente é um local que concentra muito material inflamável, muito papelão, plástico, e com o sol e o problema do clima, essas queimadas são intensificadas, e a população, obviamente, fica incomodada com essa situação”, explicou o procurador.

Procurador-geral, Dr. Antônio José de Carvalho Júnior (Foto: Isael Pereira)

Dr. Antônio Júnior explica ainda que a coleta foi paralisada devido a manifestação. “Ontem houve uma manifestação no aterro sanitário, onde impediam que os caminhões coletores fizessem o ingresso para depositar o lixo, mas a empresa já está tentando solucionar esse problema e acredito que nas próximas horas vamos regularizar essa coleta. É importante ressaltar que o município já notificou a empresa que faz administração do aterro para poder tomar todas as providencias necessárias, como de fato desde o começo desse período de BRÓ-BRÓ, vem tomando, apagando focos de incêndios em alguns municípios, encaminhando os caminhões pipas e até os próprios Corpos de Bombeiros apagando esses focos de incêndios”, afirmou o Procurador.

O Prefeito Gil Paraibano fala sobre a situação e pede a compreensão da população sobre a coleta e descarte do lixo.

“A empresa está tendo maior cuidado, combatendo o fogo, é tanto que eu suspendi a catação de plástico lá, exatamente para ver se contém os focos de incêndios, a gente está trabalhando, e o povo precisa ter paciência, pois não pode parar o serviço de limpeza da cidade e do interior, é muito lixo, a cidade está cheia de lixo, e os coletores estão carregados, porque a manifestação não deixa os carros descarregar, isso não pode acontecer. Então quero pedir a compreensão de todos, porque a cidade não pode ficar suja, pois mora gente demais”, disse o gestor.

Prefeito Gil Paraibano (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Gil Paraibano pediu ainda que a população tomasse cuidado com os incêndios, e que evitem atear fogos em roças e pastos. “Todo mundo do município tome muito cuidado com o fogo, estou fazendo um apelo aos picoenses, aos que moram no interior para evitarem fogo, não atear fogo de qualquer maneira, tem que ter cuidado nesse período”, pontuou o gestor.

Acompanhe as entrevistas na íntegra!