Novembro Azul

UBS Lagoa Comprida promove Dia “D” do Novembro Azul

CCOM / quinta-feira, 19 novembro , 2015

Unidade Básica de Saúde Lagoa Comprida.

Unidade Básica de Saúde Lagoa Comprida.

O câncer de próstata é a segunda neoplasia mais comum entre os brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Com o objetivo de inserir o público masculino nas ações de promoção, prevenção e assistência em saúde, além de ampliar a discussão sobre o câncer de próstata, a Secretária Municipal de saúde, através das Unidades Básicas de Saúde está realizando durante todo este mês, o  Novembro Azul, campanha que visa  alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, principalmente, na faixa etária entre 40 a 59 anos.

“Cuidar da saúde, também é coisa de HOMEM”. Foi assim que dezenas de homens foram acolhidos na Unidade Básica de Saúde Dr. Firmino Rodrigues de Carvalho, localizada no povoado Lagoa Comprida, zona rural de Picos. Durante toda a tarde desta quarta – feira, 18/11, a equipe da Estratégia de Saúde da Família em parceria com o Núcleo de Saúde da Família – NASF 1D, realizaram diversas atividades como, palestras educativas sobre o câncer de próstata,  orientações, esclarecimento de dúvidas sobre a doença, além de dinâmicas, solicitação de exames, distribuição de brindes e lanche.

Movimento Novembro Azul.

Movimento Novembro Azul.

Segundo a enfermeira responsável pela UBS, Antônia Lucimeire, os homens não tem a rotina de procurar a unidade, mas sempre que realizamos eventos eles comparecem. “Nós fizemos hoje uma tarde voltada para a sensibilização desses homens da nossa comunidade com relação a prevenção do câncer de próstata, onde nós preparamos  uma atividade educativa e dinâmicas, todos que estão aqui vão sair já com a solicitação de exames PSA, solicitado pelo médico, a nossa comunidade é bastante solicita, sempre que agente está chamando, elas estão vindo”, disse.

Manorel Antônio de Sousa, 76 anos.

Manorel Antônio de Sousa, 76 anos.

O Sr. Manorel Antônio de Sousa, 76 anos, que é morador da localidade Lagoa Comprida e também atendido pela Unidade disse que gostou da palestra e que aprendeu muitas coisas que antes não sabia sobre o câncer de próstata. “Sempre que tem esses eventos aqui no posto eu participo, é muito bom porque agente aprende muito e tiramos todas as nossas duvidas com relação a doença”, disse ele