Novembro Azul

UBS Ipueiras realiza atividades voltadas à saúde do homem

CCOM / quarta-feira, 23 novembro , 2016

Unidade de Saúde Ipueiras

Unidade de Saúde Ipueiras

A Unidade Básica de Saúde “Felipe Antônio da Luz”, realizou na última sexta-feira (18), das 08h às 11h, atendimentos específicos voltados ao público masculino. A ideia foi intensificar a campanha Novembro Azul, que busca desmistificar a doença do câncer de próstata, conscientizando os homens sobre a importância do exame preventivo. Os homens que buscaram a UBS tiveram, além de consulta, palestras, roda de conversas e café da manhã, realizados na sala de espera. A ação, que ocorreu ao logo de toda a manhã foi promovida pela Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com Danila Barros, enfermeira responsável pela unidade, a ação teve como objetivo alertar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e outras doenças masculinas. “Hoje nós iniciamos o dia com a explicação do que é essa campanha, enfatizando que começou em 2003 na Austrália com a intenção que é a mesma de hoje, que é incentivar e alertar os homens da importância de se prevenir e do diagnostico precoce das doenças que mais acometem, agente falou que o novembro azul não é uma campanha exclusiva para o câncer de próstata e sim de conscientização da saúde homem”, disse.

Antonio José Leal, 64 anos.

Antonio José Leal, 64 anos.

Além das palestras, os pacientes da campanha participaram da distribuição de brindes. Satisfeito com o evento, o aposentado Antonio José Leal, 64 anos, ressaltou que iniciativas como esta são louváveis. “É bom ver iniciativas como esta que se preocupam com o bem-estar e saúde dos homens, que vem nos proporcionando ações de prevenção, como o Novembro Azul e trazendo palestras para conscientizar sobre a importância de se prevenir”, ressaltou.

03

Para o secretário municipal de Saúde, José Venâncio – Dude, o Novembro Azul é fundamental para chamar atenção dos homens. “As ações nas unidades de saúde intensificam e fortalecem os serviços já realizados na rede pública, o trabalho de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata é feito ao longo do ano, mas o Novembro Azul é importante porque chama a atenção,” falou.