Novembro Azul

UBS Ipueiras realiza atividades voltadas à saúde do homem

CCOM / quarta-feira, 23 novembro , 2016

Unidade de Saúde Ipueiras

A Unidade Básica de Saúde “Felipe Antônio da Luz”, realizou na última sexta-feira (18), das 08h às 11h, atendimentos específicos voltados ao público masculino. A ideia foi intensificar a campanha Novembro Azul, que busca desmistificar a doença do câncer de próstata, conscientizando os homens sobre a importância do exame preventivo. Os homens que buscaram a UBS tiveram, além de consulta, palestras, roda de conversas e café da manhã, realizados na sala de espera. A ação, que ocorreu ao logo de toda a manhã foi promovida pela Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com Danila Barros, enfermeira responsável pela unidade, a ação teve como objetivo alertar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e outras doenças masculinas. “Hoje nós iniciamos o dia com a explicação do que é essa campanha, enfatizando que começou em 2003 na Austrália com a intenção que é a mesma de hoje, que é incentivar e alertar os homens da importância de se prevenir e do diagnostico precoce das doenças que mais acometem, agente falou que o novembro azul não é uma campanha exclusiva para o câncer de próstata e sim de conscientização da saúde homem”, disse.

Antonio José Leal, 64 anos.

Além das palestras, os pacientes da campanha participaram da distribuição de brindes. Satisfeito com o evento, o aposentado Antonio José Leal, 64 anos, ressaltou que iniciativas como esta são louváveis. “É bom ver iniciativas como esta que se preocupam com o bem-estar e saúde dos homens, que vem nos proporcionando ações de prevenção, como o Novembro Azul e trazendo palestras para conscientizar sobre a importância de se prevenir”, ressaltou.

03

Para o secretário municipal de Saúde, José Venâncio – Dude, o Novembro Azul é fundamental para chamar atenção dos homens. “As ações nas unidades de saúde intensificam e fortalecem os serviços já realizados na rede pública, o trabalho de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata é feito ao longo do ano, mas o Novembro Azul é importante porque chama a atenção,” falou.