A imunização pode ser feita em qualquer unidade ou posto de saúde do município.

Vacina contra HPV continua disponível nos postos de saúde de Picos

CCOM / segunda-feira, 12 outubro , 2015

Vacinação HPV

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Imunização, continua com a mobilização para disponibilizar a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humana (HPV).  Meninas de 9 a 11 anos que tomaram a primeira dose da vacina, em março deste ano, devem retornar aos postos de saúde para tomar a segunda dose. O HPV é um dos causadores do câncer de colo de útero. A imunização pode ser feita em qualquer unidade ou posto de saúde do município. Cada UBS uma realizará um dia “D” de vacinação.

Dia 13/10 – Unidade Básica de Saúde Cecilia Neri no bairro São José, das 08h00min as 17h00minhs.

Dia 13/10 – Unidade Básica de Saúde Pedrinhas – das 08h00min ao Meio dia.

Dia 14/10 – Unidade Básica de Saúde Passagem das Pedras, das 08h00min as 17h00minhs.

Dia 16/10 – Unidade Básica de Saúde Morada do Sol, das 08h00min as 17h00minhs.

Dia 16/10 – Unidade Básica de Saúde Ipueiras, das 08h00min as 17h00minhs.

A vacina é quadrivalente, e protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O Secretário Municipal de Saúde, José Venâncio, falou sobre a importância de dar continuidade ao tratamento com as segunda e terceira doses. “Cada jovem precisa tomar três doses para ficar totalmente protegida. Importante lembrar que é necessário portar o cartão de vacina e documento de identificação, além de ficar atento à data marcada na caderneta.

Vacinação-HPV-700x429

De acordo com dados do Ministério da Saúde, O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres no Brasil e faz, por ano, mais de 5 mil vítimas fatais. O vírus pode ser transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Além disso, também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.