Orientação e fizcalização

Vigilância Sanitária orienta e fiscaliza o comércio de pescado em Picos

CCOM / terça-feira, 23 fevereiro , 2016

12746135_1020722094652883_1164332425_nNo período da quaresma muitos deixam de comer carne, principalmente a carne vermelha. Com isso, o peixe passa a ser o prato principal em muitas casas, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas de saúde. Com o aumento da venda do produto, aumenta também o trabalho de orientação e fiscalização da Vigilância Sanitária, órgão a Secretaria Municipal de Saúde.

A ação é desenvolvida pelas equipes de fiscais que verificam se o estabelecimento tem alvará sanitário válido, a procedência do produto, forma de acondicionamento do pescado, por exemplo, a temperatura correta, que tem que ser de menos 18° para os peixes congelados, transporte do produto, higiene e limpeza geral do ambiente, assim como o uso de uniforme, também são observados pelos fiscais.

Fiscais da Vigilância Sanitária.

Fiscais da Vigilância Sanitária.

 “Nós estamos realizando esse trabalho de orientação e fiscalização em todos os estabelecimentos que vende pescado, o trabalho acontece em supermercados, peixarias, açougues e também na feira livre de Picos. No caso de verificação de produto impróprio para consumo humano é feita a imediata apreensão e inutilização do mesmo”, ressaltou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Rita de Cássia.

Trabalho de fiscalização e orientação.

Trabalho de fiscalização e orientação.

Durante as vistorias foram distribuídos aos comerciantes Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), afinal eles foram criados especificamente para minimizar os riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde dos trabalhadores na realização de suas funções profissionais. De acordo com coordenadora da Vigilância Sanitária, Rita de Cássia, quem trabalha no segmento de alimentação fora do lar sabe que uniforme, touca, luvas e mascaras são indispensáveis e obrigatórios. “Para garantir maior higiene, evitar a contaminação de alimentos e aumentar a segurança do operador, esses acessórios são bem úteis”, disse.