100 dias de gestão

100 DIAS DE GESTÃO: Defesa Civil de Picos realiza obras de reparação, podas, auxílio às famílias em risco e mapeia cidade

Outros projetos incluem recuperação das escadarias de acesso aos morros e estacionamento para veículos de transporte público.

/ CCOM / quinta-feira, 22 abril , 2021

A Defesa Civil em Picos vem realizando, nesses cem dias de gestão do Prefeito Gil Marques de Medeiros, um trabalho incessante na busca de minimizar riscos em locais mapeados em toda a cidade, bem como realiza obras de recuperação de vias e drenagem de águas.

Mapeamento dos riscos

O Secretário João Araújo explica que Picos estava necessitando de ações emergenciais em pontos específicos e foi por eles que começou a atuar:

“Nós assumimos num período de chuvas intensas e começamos logo a trabalhar para localizar os pontos da cidade que ofereciam maior risco à nossa população. Nós identificamos problemas emergenciais nos bairros São José, Ipueiras e Aerolândia, entre outros e desobstruímos várias galerias, limpamos áreas e verificamos a manutenção dos muros de arrimo”.

Estacionamento para Vans

A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, contou com o apoio da Secretaria de Defesa Civil de Picos, construiram estão construindo novo espaço para estacionamento de veículos de transportes coletivos de passageiros. O novo estacionamento de transportes coletivos de passageiros de Picos, está localizado entre a Travessa João Paulo II e a Rua Marieta Nunes, em frente à BR 316, nas proximidades da passarela.

O novo espaço, uma área que estava ociosa, de 60 metros de largura por 200 de comprimento, que deve comportar cerca de 200 veículos, entre micro-ônibus, vans e outros veículos de transporte de passageiros, tem localização estratégica, pois se estabelece em um dos maiores cruzamentos rodoviários do Nordeste, próximo à passarela, o que facilita a entrada e saída de usuários em geral.

Socorro às famílias

A Defesa Civil tem atuado ainda no socorro imediato à familias que passem por transtornos causados por eventos naturais como as chuvas fortes que cairiam na cidade no início do ano, auxiliando moradores que tiveram suas casas invadidas pelas águas ou que estavam em áreas de risco de desabamento.

Nesse caso bairros como Paroquial, Morada Nova e São José necessitaram de uma atenção maior no período mais intenso das chuvas.

“Nós trabalhamos diariamente fazendo visitas para observar o estado em que se encontram esses locais críticos, como também acompanhamos possíveis danos causados pelas chuvas e outros problemas às nossas famílias picoenses”, informou o Secretário.

Escadarias

Outra ação da Secertaria de defesa Civil nesse primeiro trimestre de mandato, tem sido buscar a restauração física das escadarias que dão acesso aos morros de Picos:

“Nós estamos visitando as escadas que dão acesso aos bairros mais altos. São muitas escadas. Começaremos as reformas principalmente naquelas em que o estado de degradação é mais visível”, explica o gestor.

Esse trabalho junto à escadarias, segundo o Secretário, João Araújo, deverá ser realizado de forma contínua.

EPIs: Conscientização e Fiscalização

Outra preocupação constante da Secertaria de defesa Civil tem sido a cobrança na utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, por parte dos servidores municipais, o que o secretário garante ser uma preoucpação do próprio prefeito:

“Existe uma preocupação do prefeito Gil quanto ao uso de equipamentos de segurança na execução de mão-de-obra de modo geral na cidade de Picos, tendo em vista o aumento do número de acidentes de trabalho ocorridos nesse primeiro trimestre do ano, inclusive com mortes.

A ideia, segundo João Araújo, é reunir órgãos fiscalizadores e administração pública na elaboração e implantação de um projeto de fiscalização efetiva para município de Picos.

Obras em vias públicas

Além de realizar podagem de árvores e retirada de algumas que ameaçavam cair sobre casas ou mesmo carros em ruas e avenidas da cidade, a Defesa Civil providenciou, ainda, a recuperação de algumas vias que ofereciam riscos graves a pedestres e condutores de veículos.

O Secretário João Araújo informou sobre a importância dessas obras preventivas:

“Vendo a necessidade das ruas de Picos, sendo um problema anterior, que tira o conforto da população, o Prefeito nos entregou essa missão e estamos restaurando algumas ruas e avenidas”.

E, assim, obras de recuperação de calçamento e asfalto estão sendo realizados em vários bairros, a exemplo do pantanal, Aroeiras do Matadouro e no centro, na Rua 1º. De maio.