Gestão Municipal

100 DIAS DE GESTÃO: Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico presta contas de ações realizadas

Secretário Marcos Buriti destaca que diversas ações ainda serão realizadas a fim de impulsionar a economia e o turismo de Picos.

/ CCOM / terça-feira, 20 abril , 2021

A Prefeitura Municipal de Picos iniciou 2021 procurando reorganizar o município em todos os seus setores administrativos. Um deles diz respeito ao comércio de um modo geral. A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, é a pasta encarregada de lidar com os desafios de uma das cidades comercialmente mais ativas do interior do Estado do Piauí e que conta com uma das maiores feiras livres do Nordeste.

Economia

Logo de início Marcos Buriti, ao assumir a pasta, tratou de diminuir o valor do aluguel que era pago pela sede da Secretaria dentro do Shopping do Povo. Segundo o secretário, a medida propõe uma redução de gastos.

“Nós entramos nesta gestão com o intuito de contribuir de todas as formas para o sucesso da gestão do Prefeito Gil. Fazer economia num momento em que temos tantas contas da gestão passada a acertar é uma forma de ajudar. O aluguel pelo imóvel onde fica a sede da Secretaria era de 12 mil reais por mês e conseguimos deixar em apenas 5 mil reais. Uma economia importante e necessária para que possamos dar prosseguimento a outras ações”, explicou Marcos Buriti.

O Secretário Marcos Buriti explica que foram cem dias de muito trabalho, mas garante a população de Picos que ainda tem muitos projetos e ações a serem realizadas no município. “Estamos trabalhando desde o primeiro dia da gestão do nosso Prefeito Gil Paraibano, a quem agradecemos a confiança em nos colocar nesta pasta, para pôr em ordem a casa, notadamente organizando a infraestrutura da Secretaria e possibilitando, com isso reestruturarmos, inicialmente, a feira de Picos. Muito já foi feito e muito ainda há por fazer”, afirmou o secretário.

Organização da Feira e Mercados

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcos Buriti, explica que foi realizado inicialmente um trabalho de demarcação da área destinada às barracas da feira, onde rendeu um espaço delimitado legalmente para cada feirante e a sinalização horizontal para pedestres e deficientes físicos, melhorando a locomoção no local.

Segundo Marcos, esse trabalho foi realizado em alguns pontos como, na feira da goma, com 61 barracas; 98 pontos na Rua Padre Madeira; 15 na Rua Monsenhor Hipólito e, em maior quantidade, na Praça Justino Luz, onde foram demarcados os espaços de 216 barracas. No Beco da Raposa 26 barracas foram organizadas, além da Praça Matias Olímpio, com 76; Praça Padre Cícero, com 73 e o Mercado do Junco com 156 pontos comerciais devidamente regularizados.

Todos os concessionários puderam regularizaram seus alvarás de funcionamento e agora estão seguros com relação ao desenvolvimento de suas atividades econômicas naqueles locais. A Secretaria, ao todo, organizou o espaço e regularizou os alvarás de 720 pontos de comércio nestes espaços públicos.

Ações de conscientização e prevenção

Durante esses três primeiros meses de trabalho houve uma preocupação permanente da Secretaria em distribuir aos feirantes álcool em gel e máscaras, além de explicar a importância de adotarem os cuidados de prevenção para evitar o contágio do coronavírus, como distanciamento social e higienização constante das mãos.

Dia da Mulher

O Secretário Marcos Buriti promoveu um momento de homenagem e de demonstração de respeito à luta da mulher feirante para ocupar seus espaços com dignidade e, juntamente com sua equipe, distribuiu flores e mensagens no dia 08 de março.

“Nós acreditamos na força da mulher como mãe, trabalhadora, que ocupa por merecimento, cada vez mais espaços dentro da sociedade e reconhecemos a importância da atuação da mulher feirante para o desenvolvimento econômico do nosso município. Por isso achamos que seria um momento especial, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, para demonstrar todo o nosso respeito”, disse o secretário.

Parcerias

Neste período de pandemia e diante da necessidade dos beneficiários receberem o auxílio emergencial do Governo Federal, A Caixa Econômica Federal solicitou apoio à gestão municipal para demarcar os espaços que guardassem o devido distanciamento social entre as pessoas nas enormes filas na parte externa da agência no Centro de Picos e o Secretário Marcos Buriti participou de reunião junto à gerência da Caixa e prontamente se dispôs a realizar a ação. Marcos destacou que nesse momento de pandemia a ação conjunta e solidária se faz necessária para enfrentamento da Covid-19:

“Nós ouvimos da gerência da Caixa a necessidade de ajuda no sentido de organizar melhor as filas externas e prontamente realizamos a demarcação dos espaços onde cada pessoa deveria ficar a fim de garantir o distanciamento necessário à prevenção da doença em Picos”, destacou o gestor.

Quiosques da Félix Pacheco

Desde a reinauguração da Praça Félix Pacheco, que recebeu obras de reestruturação, iluminação, arborização e 04 quiosques padronizados, havia uma grande expectativa sobre quem iria ocupar os boxes construídos em madeira envernizada que substituíram as barracas antigas.

Na quinta, 15/04, às 09:30hs, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, entregou os quiosques a trabalhadores que já desenvolvem suas atividades ali a mais de 40 anos.

“Nós fizemos esse compromisso, de manter essas pessoas que já desenvolviam suas atividades na Praça Félix Pacheco a mais de 40 anos. Já fazem parte da história de Picos, o Chaveiro Cortez, a banca de Revistas do Quincó e do Ribeiro. São pessoas que merecem o nosso respeito e nós entregamos a eles um espaço digno para continuarem a prover o sustento de suas famílias e atender à população com seus serviços” finalizou o Secretário Marcos Buriti.