Alimentação de boa qualidade

Agentes do Cecane vistoriam escolas e aprovam qualidade da alimentação escolar de Picos

CCOM / quarta-feira, 16 maio , 2018

Uma equipe de nutricionistas do Cecane-UFPI (Centro Colaborador da Alimentação Escolar) apresentou, na tarde da última segunda-feira (14), os resultados do monitoramento feito na alimentação das escolas municipais de Picos.

A equipe está em Picos desde a última quinta-feira (10). Na ocasião os agentes do Cecane aprovaram a qualidade da Alimentação Escolar que é oferecida pela prefeitura. E ressaltou a importância da diversidade na hora de preparar e servir os alimentos.

Agente Cecane, Amália de Jesus Moura Sinimbu.

“A secretaria forneceu toda a documentação necessária e se propôs a providenciar o que faltou. O que pudemos perceber é que a merenda é feita com produtos de boa qualidade, e o que fizemos foi somente umas pequenas correções”. Ressaltou a Agente Cecane, Amália de Jesus Moura Sinimbu.

“A gente traz alguns pontos que precisam ser ajustados tanto nessa parte de documentação e estrutura física, para que as escolas possam se adequar mais ao que é previsto pela legislação que rege o Pnae. Nós pudemos perceber que a qualidade é variada e cumpre o número de refeições que é previsto em lei”. Frisou a Agente Cecane, Elisabete Maciel.

Além dos agentes do Cecane, Nutricionistas, a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro e representantes do Conselho de Alimentação escolar (CAE) participaram da reunião.

Alguns pontos levantados pela Vistoria

Uma das questões abordadas pelos agentes foi a possibilidade da Seme inserir três porções de frutas no cardápio semanal dos alunos. A secretaria já disponibiliza 2 porções e um suco natural de fruta.

Outros pontos levantados pela vistoria foi a colocação de lâmpadas adequadas e armários para armazenar a merenda escolar.

“Alguns pontos foram levantados, mas nada que não possamos resolver com adaptações e diálogo, o principal é que tentamos oferecer o melhor em alimentos, com qualidade e com artigos da agricultura familiar. Esses resultados não nos surpreenderam, visto que trabalhamos para dar o melhor a aos alunos”. Citou a secretária de educação de Picos, Rosilene Monteiro.

Formação (Atores envolvidos na execução do Pnae)

Ao todo 14 municípios participaram da formação que aconteceu na última terça-feira (15), durante todo dia, no auditório da Universidade Federal do Piauí. Essa vistoria é feita em todos os municípios do estado.

Por: Rita Rildânia da Rocha Leal
Edição: Gilciene Monteiro

Formação de atores envolvidos na execução do Pnae

Nutricionistas da Seme Picos participando da Formação de atores envolvidos na execução do Pnae.