Segunda fase, Obmep.

Alunos classificados participam da segunda fase da Obmep

CCOM / sábado, 28 setembro , 2019

Neste sábado (28), alunos de todo país fizeram as provas da segunda fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As provas foram aplicadas para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

As provas tiveram início às 14h30 (horário de Brasília) e foram diferenciadas por cores, de acordo com o nível de participação. Prova amarela: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental). Prova rosa: Nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental). Prova azul: Nível 3 (Ensino Médio).

Quase 150 alunos de 28 escolas da Rede Municipal de Ensino prestaram o exame. A prova da Segunda Fase da OBMEP consiste em uma prova composta por 6 (seis) questões discursivas. Os alunos deverão apresentar os cálculos bem como o raciocínio empregado.

A prova da Segunda Fase dura 3 (três) horas para todos os níveis. Para os alunos que fazem a prova em Braille, ampliada ou que precisem de acompanhante, a duração da prova será de 4 (quatro) horas.

“A Obmep serve de estímulo para os alunos que veem na matemática uma oportunidade de aprender sobre os números e cálculos. Podemos notar que as escolas que participam ativamente da competição apresentam uma melhora no desempenho de seus estudantes, e isso é muito bom”. Pontuou Alcebíades Araújo, Coordenador de Matemática.

As provas da primeira fase das olimpíadas foram realizadas dia 21 de maio e reuniu 1.702 alunos em Picos.

Premiação

Entre os prêmios, estão medalhas de ouro, prata e bronze, menções honrosas, kits didáticos e até mesmo bolsas de estudo em Programas de Iniciação Científica Jr. (PIC) em universidades.

Quem será premiado?

Alunos, professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.