Alunos da rede pública e privada de ensino recebem prêmios em concurso promovido pela Secretaria de Educação

CCOM / sábado, 5 dezembro , 2015

Prefeito de Picos e Secretária de Educação entregando os prêmios.

A Prefeitura Municipal de Picos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promoveu, em Picos, o I concurso de redação com o tema “Picos, uma cidade para todos”. A ideia do concurso é comemorar os 125 anos de emancipação política de Picos e, com isso, incentivar a necessidade da leitura.

O I concurso de redação foi direcionado aos alunos do Ensino Fundamental II, do 6° ao 9° ano, da rede municipal e privada de ensino. Os prêmios foram entregues aos estudantes que tiveram as melhores redações dentro de sua categoria. Cada uma das duas categorias (municipal e privada) recebeu premiações de 01 notebook, 01 tablet e 01 Micro system para quem se destacou em 1°, 2° e 3° lugares, respectivamente.

Ao todo 6 prêmios foram entregues, além de medalhas para os vencedores e certificados aos alunos e escolas. O aluno Francisco Bartonis Santos Silva da Escola Municipal Antônio Marques garantiu o 1° lugar. Da escola privada a vencedora foi a estudante Vitória Teixeira Almondes do Colégio Antares. Eles levaram para casa um Notebook de última geração.

Coordenadora de Língua Portuguesa, Verônica Rocha.

O processo de seleção das redações foi feito por uma banca julgadora composta por 4 professores qualificados. Cerca de 1000 alunos trabalharam a produção dos textos nas escolas. Deste total mais de 100 redações foram inscritas no concurso.

Para a coordenadora de Língua Portuguesa, Verônica Rocha o concurso é uma ótima oportunidade de trabalhar a escrita e estimular a leitura nos alunos. “Considerando a necessidade de estimular a leitura e a produção textual como ferramenta fundamental na cidadania a Prefeitura de Picos e a Secretaria de Educação promoveram o I concurso de Redação. Esse concurso despertou nos estudantes o interesse pelo município, pelo histórico de sua cidade”. Concluiu a coordenadora.

Secretária e Educação, Rosilene Monteiro

A redação foi avaliada observando os seguintes critérios: Adequação á proposta e ao tema sugeridos; criatividade; coerência; coesão e correção gramatical.

De acordo com Rosilene Monteiro, Secretária de Educação de Picos, ações como essa desenvolvem, no alunado, o gosto pela leitura. “Nós entendemos que um concurso dessa natureza instiga o aluno a pensar, a escrever, a pesquisar e dessa forma contribuir para que ele conheça melhor a cidade em que vive. A ideia é desenvolver o censo crítico, para que ele tenha consciência de seu papel dentro da sociedade a qual está inserida”. Ressaltou a secretária.

Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (PT) ressaltou a importância desse concurso. “O maior objetivo desse concurso é promover, desenvolver, despertar no aluno o interesse pelo mundo dos livros. A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita, facilitando assim, a alfabetização”. Lembrou Padre Walmir Lima.

A Secretaria de Educação pretende inserir o concurso no calendário anual escolar. “A Prefeitura Municipal de Picos através da Secretaria Municipal de Educação promoveu o primeiro concurso de redação como forma de participar das festividades alusivas aos 125 anos de emancipação do nosso município, e é uma pretensão nossa colocar essa atividade como parte do calendário anual escolar de Picos”. Frisou Rosilene Monteiro.

O objetivo do concurso foi despertar, na população, o interesse pelo município e contribuir para o aprimoramento da escrita dos estudantes de escolas públicas e privadas.

Certificação dos professores do PNAIC

Mais compromisso

Durante a solenidade 188 professores receberam a certificação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC. A cidade de Picos vem apresentando resultados satisfatórios dentro do programa. A prova disso é que o município foi selecionado para participar de um seminário promovido pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica, COMFOR.  O programa foi implantado há três anos, desde de 2013. Em Picos mais de 3000 mil crianças foram alfabetizadas através desse programa.

Confira o nome dos alunos e escolas vencedoras:

Escolas Municipais

1°- Francisco Bartonis Santos Silva (E. M. Antônio Marques) 01 Notebook
2°- Ellen Carla Alves de Araújo (E. M. José de Araújo) 01 Tablet
3°- Pedro Miguel Leal Martins Sousa (E. M. Francisco Barbosa de Moura) 01 Micro System

Escolas Privadas

1°- Vitória Teixeira Almondes (Antares)- 01 Notebook