Prefeito Padre Walmir apóia karatê

Atleta picoense se prepara para disputar Campeonato Mundial na Irlanda

CCOM / sexta-feira, 4 março , 2016

IMG_20160229_130639917O adolescente João Paulo, de 13 anos, é um exemplo de como o esporte pode transformar definitivamente a história de crianças oriundas de famílias de baixa renda e possibilitar que se desenvolvam tanto física como intelectualmente, livrando-as dos perigos de uma infância nas ruas, sem objetivo e sujeitas a ingressarem no caminho sem volta das drogas.

Ele é o mais novo de seis irmãos, filhos do casal Edvaldo Nunes de Oliveira, pedreiro, e da dona de casa Ana Rita da Silva.

Quem descobriu o menino ainda com 9 anos, no projeto AABB Comunidade e no Mais Educação, foi o Professor de
Karatê da ASKAPI – Academia de Karatê de Picos, Francisco Arcanjo: “O João Paulo é um menino que, quando conheci, achei que não teria jeito. Hoje é uma joia rara do esporte, estudante dedicado, que nunca ficou reprovado e que só tira notas boas. Ele tem um grande futuro e trabalha duro para conseguir as conquistas que já obteve” diz emocionado.

Durante a entrevista um fato curioso: João Paulo, sempre muito sorridente, estava tenso e perguntado sobre o motivo de sua preocupação ele foi direto: “É que tenho que ir para a escola e não posso chegar atrasado”, e completou: “Estudo no Colégio Frei Damião, e não gosto de faltar nem chegar atrasado, já estou no 9º ano e nunca fiquei reprovado”.

O esporte tem o condão de acrescentar disciplina à vida dos jovens e responsabilidade com suas obrigações diárias, o que justifica a apreensão do atleta que, para se manter nos projetos de esporte que frequenta e ter a continuidade de apoios importantes como da AABB e do Banco do Brasil, precisa comprovar frequência e aproveitamento escolar.

Torneio Internacional

João Paulo, se prepara para participar do seu segundo torneio internacional.

No primeiro, o Panamericano de Karatê, ano passado, na Argentina, o Karateca conquistou duas medalhas de ouro e foi classificado para o Campeonato Mundial de Karatê que será realizado na Irlanda, na capital Dublin, 15 a 19 de junho desse ano.

“Estamos correndo atrás de apoio para que possamos ir a Dublin, eu e João Paulo, para com certeza trazer mais medalhas representando o Brasil e, claro, Picos, a nossa cidade. João Paulo é um menino de ouro e nosso sonho é ver ele participando das Olimpíadas do Japão em 2020, já que as desse ano, no Brasil ele ainda não tem idade mínima para disputar. Já contamos com o patrocínio do Banco do Brasil, e da AABB, além do patrocínio e de todo apoio da Prefeitura de Picos, do Prefeito padre Walmir, que, desde o início, não tem medido esforços para ajudar o esporte de Picos a crescer e revelar talentos como o João Paulo.” Disse Francisco Arcanjo.

Para o prefeito , Padre Walmir,  João Paulo é um exemplo dos bons resultados de se investir em esporte para transformar vidas: “Esse garoto é um camp
eão, mas, sem apoio, será que ele teria chegado onde chegou e poderia sonhar com novas conquistas e um futuro melhor? Nós temos a certeza de que o esporte é um caminho importante para dar esperança e efetivamente transformar a vida desses jovens, por isso estamos investindo esforços na construção de quadras, no apoio às iniciativas que realizam os torneios de futebol amador, e estamos, também, apoiando outras modalidades, como Jiu Jitsu e o Karatê. Além de apoiar, ficamos na torcida pelas medalhas, mas conscientes de que a maior vitória é ver esses meninos e meninas mudando de vida.