CAPS AD

CAPS AD comemora aniversário de 11 anos com quase mil atendimentos

CCOM / segunda-feira, 26 março , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta segunda-feira (26), evento comemorativo pelo aniversário de 11 anos do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD). Nesse período, a unidade já atendeu cerca de 960 usuários, dos quais, 813 receberam alta e 147  permanecem em tratamento.

CAPS AD comemora 11 anos em Picos

Segundo a coordenadora do CAPS AD, Maria do Amparo, a unidade presta assistência psicossocial para dependentes químicos, com trabalho de acolhimento de usuários, dando apoio psicológico, realizando oficinas terapêuticas, trabalhos de artesanatos, atendimentos individuais e em grupo.

Equipe do CAPS AD

A comemoração contou com a presença do prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, e da secretaria de Saúde, Marília Bezerrra, coordenadora Municipal de Saúde Mental, Santyla Brandão, coordenadora do CAPS AD, Maria do Amparo, profissionais de saúde da unidade, além de estudantes de enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), pacientes e familiares.

A terapeuta ocupacional Gekeyla Nogueira atua há 11 anos no CAPS. Junto com ela, a unidade conta com o apoio de uma equipe multifuncional, com médicos psiquiátricos, pedagogos, nutricionista, assistente social e técnicos de enfermagem.  “Já tivemos muitas conquistas e muitas alegrias mediante a recuperação dos usuários”, considera.

Durante a solenidade, o prefeito de Picos Pe. Walmir Lima parabenizou os pacientes e familiares pelos 11 anos dos serviços prestados. “Ressocializar dependentes químicos não é um trabalho fácil, mas o beneficiado com esse tratamento não é apenas o usuário. Os profissionais ganham experiência, conhecimento e exercitam o que há de bom: a paciência, o cuidado e a doação. Estamos comemorando vidas de volta à família e à sociedade”, pontuou.

Prefeito nas comemorações de 11 anos do CAPS AD

Para a secretária de Saúde, Marília Bezerra, a prestação de serviço do CAPS AD tem sua relevância pela assistência prestada aos usuários e aos familiares. “O CAPS AD é um apoio aos usuários, aos familiares e, por isso, temos casos de sucesso, temos testemunhos de pessoas que estão bem graças a essa assistência”, ressaltou.

Entre os casos de sucesso está o de Francisco das Chagas de Sousa. Segundo a irmã do paciente, Maria José Sousa, já são oito meses que ele deixou o álcool. “Meu irmão está bem graças ao CAPS AD”, disse.

O CAPS AD trabalha com modalidades de atendimento: intensivo – os usuários nessa modalidade passa o dia na unidade e, ao fim do dia, é transportado para sua residência; semi-intensivo – vem duas vezes por semana; e não-intensivos, quando vem duas vezes ao mês. Os atendimentos são realizados por procura espontânea ou por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.