CIEM comemora Dia das Mulheres com palestra de conscientização

CCOM / segunda-feira, 9 março , 2020

Por: Paloma Alencar

O Centro Integrado em Especialidades Médicas – CIEM realizou na tarde hoje, 9, um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A ação aconteceu no auditório do CIEM e contou com além de palestra de conscientização. além de dinâmicas que tinham o objetivo de causar uma reflexão nas mulheres presentes. As participantes eram as pacientes que estavam na fila das consultas aguardando a sua vez.

Maria Lizanira é uma paciente do CIEM que não costuma sair de casa mas se sentiu muito feliz em fazer parte do momento. “Eu amei, fiquei muito feliz. Todos que organizaram estão de parabéns! É a primeira vez que eu venho para algo assim. Eu não saio de casa, mas por mim, seria assim todo dia”, comemora.

Simone Barroso é enfermeira do CIEM e explica o objetivo do evento. Ela ressalta que aproveitou o momento para alertar as mulheres sobre os dados nacionais de feminicídio. “Orientamos essas mulheres para que se caso elas percebam uma agressão dentro da residência ou for dela, seja física ou psicológica, que elas estejam denunciando através do número 180. O obejtivo foi além de comemorar, fazer também essas orientações”, explica.

Simone Barroso, enfermeira do CIEM.

Também esteve presente para palestrar o médico psicólogo Francinaldo Nascimento, que fez uma dinâmica para que as mulheres falassem a importância do ser mulher para sociedade.

Dinâmica com características escritas pelas mulheres presentes

A Diretora do CIEM, Maria Santana, acredita que o momento deve acontecer para valorizar a paciente da clínica. Ela ressalta que o objetivo maior foi de empoderar as mulheres. “Todas as pacientes que estavam aqui, se interessaram a participar. E a gente agradece o empenho de cada funcionário e funcionária do CIEM em realizar esse momento e também do nosso Secretário de Saúde e o Prefeito Padre Walmir, por nos oferecer as condições para que nós pudéssemos ter esse momento e que durante todo o mês de março a gente vai trabalhar intensamente a importância do ser mulher”, conta.