Capacitação

Colaboradores e funcionários do Abrigo dos Idosos de Picos participam de capacitação sobre primeiros socorros

A capacitação teve como principal objetivo treinar e instruir os profissionais que trabalham diretamente com os idosos sobre as táticas e ações referentes a atendimentos de primeiros socorros.

A capacitação foi realizada no Salão de Festas do Restaurante Gaudêncio (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / sexta-feira, 10 junho , 2022

Por: Daniel Holanda

Na tarde desta quinta-feira (09), profissionais e colaboradores que prestam serviços e atendimentos para os idosos do Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho participaram de uma capacitação sobre primeiros socorros. A referida ação executada a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do Abrigo dos Idosos.

De acordo com Coordenador de Saúde do Adulto, Idoso, e Tabagismo, Andreolly Mark, a capacitação tem por objetivo treinar os profissionais que trabalham diretamente com os idosos, para que, em caso de urgência, realizem o atendimento de primeiros socorros.

“Estamos capacitando os profissionais que trabalham diretamente com Idosos do Abrigo, que são eles: técnicos de enfermagem, enfermeiros, zeladores, vigilantes, cozinheiros, serviços gerais. Então, estão aqui, a maioria deles com objetivo de melhorar a qualidade de vida e o serviço prestado aos idosos do Abrigo”, explicou o Coordenador.

Coordenador de Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo, Andreolly Mark (Foto: Isael Pereira)

A Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, esteve presente no treinamento, e na ocasião falou sobre a importância do atendimento dos primeiros socorros aos idosos. “Sabemos da importância que um curso de primeiros socorros tem, ele pode salvar vidas em questão de segundos. Os primeiros socorros podem ser realizados em caso de engasgo, de uma queda, ou até mesmo de um infarto. Com a formação, esses profissionais estarão cientes de como devem agir nesses casos”, falou a Secretária.

Secretária de Saúde, Tatiane Gil (Foto: Isael Pereira)

A capacitação foi ministrada pela enfermeira do Samu de Picos, Rosa Dantas, que possui vasta experiência na área de urgência e emergência e atuação de primeiros socorros.

Enfermeira Rosa Dantas ministrou a capacitação (Foto: Isael Pereira)

O Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho fica localizado no bairro Conduru, e conta com 30 funcionários, que atendem 49 idosos, sendo que desses 30 colaboradores, quatro funcionários (um enfermeiro, um técnico de enfermagem, dois fisioterapeutas e um médico) são cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde para auxiliarem nos atendimentos a este público.

A ação contou com a presença de profissionais da SMS e demais colaboradores do Abrigo dos Idosos (Foto: Isael Pereira)

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!