BCG

Coordenação de Imunização orienta sobre aplicação da vacina BCG em Picos

CCOM / quinta-feira, 28 fevereiro , 2019

Com o propósito de manter a população informada sobre a disponibilização da dose da vacina BCG no município de Picos, a Secretaria de Saúde, através da coordenação de Imunização informa que essa vacina está disponível nos postos de Saúde do bairro Ipueiras e Belinha Nunes. A BCG é destinada aos recém-nascidos e visa imunizar contra formas graves de tuberculose.

Secretaria Municipal de Saúde de Picos

Conforme a Coordenadora de Imunização, Valdivânia Pacheco, a Secretaria de Saúde de Picos vem recebendo há algum tempo a vacina da BCG do laboratório Serum Institute of India que deve ser administrada em uma seringa apropriada, pois não é milimetrada, ela já vem na quantidade certa e trava em 0,05 ml. ” No momento essa seringa esta em falta no município de Picos e é uma realidade de outros municípios, inclusive Teresina. Essa seringa não é vendável em distribuidoras, ela vem diretamente distribuída pelo Ministério da Saúde e há alguns meses o estado do Piauí não está recebendo para disponibilizar para os municípios, por isso a escassez da seringa no momento.” explica, a coordenadora.

Coordenadora de imunização, Valdivânia Santos

A coordenadora, Valdivânia Pacheco informa que a previsão para as seringas chegarem ao município é em abril de 2019. “Esse foi o período em que a Coordenação Estadual informou que as seringas estarão chegando. Com isso, pedimos a compreensão da população, pois teremos que aguardar. A coordenação de imunização vai estar entrando diretamente em contato com a coordenação estadual para ver a previsão dessa chegada se chegará antes de abril”, destaca Valdivânia.