Saúde

APROSEP com apoio do CTA irão realizar atividade de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama em alusão ao Outubro Rosa no bairro Bomba

A ação acontecerá na manhã de sexta-feira (27), próximo ao ‘beco do Paraíba’, no bairro Bomba.

CTA de Picos. Foto: Wagner Avelino.

/ CCOM / quinta-feira, 26 outubro , 2023

A Associação das Profissionais do Sexo de Picos (APROSEP) em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Fundo Positivo, realizará, nesta sexta-feira (27), às 8:30h, uma ação voltada para a conscientização, prevenção e combate ao Câncer de Mama, em função do Outubro Rosa. A atividade será no bairro Bomba. Durante todo o mês, o Município vem realizando atividades voltadas para o combate da doença.

Lucas Emanuel, Coordenador de Projetos da APROSEP, comentou acerca da realização da atividade, bem como, sua importância para as trabalhadoras do sexo de Picos. “A Associação vem desenvolvendo atividades voltadas para a conscientização sobre o Câncer de Mama para as profissionais do sexo em estado de vulnerabilidade social, afirmando a importância à prevenção ao Câncer de Mama, já que tivemos casos diagnosticados dentro da diretoria da Associação. Serão realizadas palestras com profissionais de saúde, exames de toque e entrega de material educativo acerca da doença”, comentou o Coordenador.

Lucas Emanuel, Coordenador de Projetos da APROSEP (Foto: Rawena Sousa)

Fábio Bernardes, Coordenador do CTA de Picos falou acerca dos serviços que estarão sendo prestados nesta ação, ainda, sobre as formas de prevenção às IST’s oferecidas pelo CTA, ressaltando que todo o material é fornecido pelo SUS e inteiramente gratuito para a população.

Fábio Bernardes, Coordenador do CTA de Picos (Foto:Rawena Sousa)

“A gente fala bastante a respeito da PrEP e da PEP. A PrEP é uma medicação que está no auxílio de prevenção, um recurso a mais que a pessoa que não possui HIV toma de forma prévia e possui eficácia de 90%. Uma coisa que frisamos muito aqui é a questão do sigilo e da ética. Somente a pessoa que faz o exame pode recebê-lo, não pode ser entregue a terceiros. A população pode se sentir segura, que isso nunca irá ocorrer. Temos também uma psicóloga, que após o resultado positivo, dá todo o suporte emocional para essa pessoa. Além de toda a equipe que acompanha o paciente durante o processo”, destacou o Coordenador.

 

Acompanhe a entrevista na íntegra!