Cursinho José Bispo garante aulas online durante pandemia

CCOM / quarta-feira, 10 junho , 2020

Roberto Oliveira

A pandemia do novo Coronavírus transformou a rotina das escolas mundo a fora. No Brasil não foi diferente, onde educadores buscam se adaptar ao novo e desafiador modelo de atividade virtual: aula online ou vídeo-aula.

Aulas online auxiliam os estudantes

Durante este período pelo qual passa toda sociedade, é preciso se  adaptar e se reinventar. Desse modo, a reunião de informações acerca do processo de interação, acrescido de atividades à distância, se mostra modelo desafiador para todos.

Diante desse cenário, em Picos, o Curso Pré-Vestibular Municipal Professor José Bispo garantiu suas adaptações e assegurou aulas para seus estudantes, embora o retorno presencial não esteja indefinido.

“O retorno das aulas presencias segue decreto específico, até o dia 31 de julho. Até lá, estaremos sem atividades presenciais”, explica a coordenadora pedagógica do Cursinho José Bispo, Márcia Barros.

Aulas em ambiente virtual

Com início da pandemia, as instituições de ensino públicas e privadas, tiveram suas aulas suspensas. Dada a suspensão das atividades presenciais, essas mesmas instituições se obrigaram a criar oportunidades igualitárias para os estudantes.

Alunos não têm prejuízos de conteúdos

Nesse sentido, o Cursinho José Bispo aderiu ao sistema de vídeo-aula ou aula online, objetivando a manutenção do acesso ao ensino para estudantes da rede pública. A ação teve início a partir do final do mês de abril.

“Criamos um link no Yotube e os alunos estão assistindo as vídeo-aulas desde o final de abril. Tem sido um sucesso. Eles estão realmente estudando”, assinala a gestora.

Retorno das atividades presenciais

As atividades do Cursinho José Bispo continuam acontecendo em ambiente virtual desde o final de abril, dito antes. De acordo com a coordenadora pedagógica Márcia Barros, as aulas online mantém o calendário pedagógico, além de assegurar o processo de aprendizagem dos alunos sem prejuízos.

Disse ainda que tão logo autoridades em saúde estabeleçam o retorno das atividades presenciais das escolas pelo país, o referido cursinho também será retomado. A gestora garante que devido à manutenção das atividades em formato online, não haverá necessidade de reposição de aulas.

O calendário está seno cumprido

“Não será preciso reposição, pois os alunos assistem às aulas seguindo horário específico desde o dia 27 de abril, quando iniciamos esse sistema em nosso cursinho”, assegura.

Curso Pré-Vestibular Municipal Professor José Bispo

Criado em 2014, o Curso Pré-Vestibular Municipal Professor José Bispo, surgiu com o objetivo de dar oportunidade a estudantes de escola pública, ingressarem no ensino superior, sobretudo aqueles que residem no município picoense.

O cursinho é mantido pela Prefeitura de Picos, por meio da Casa da Juventude. Este ano de 2020, pelo menos 120 alunos estão participando das aulas online. As inscrições foram avaliadas segundo critérios do edital do certame, onde 130 vagas foram oferecidas.

O cursinho José Bispo tem duração de sete meses, com uma equipe de 16 professores que atuam em escolas particulares de Picos. A carga horária presencial é de 18 às 22hs, de segunda a sexta-feira nas dependências da Escola Normal.