Cursinho

Cursinho Municipal Professor José Bispo: o caminho para o ensino superior

CCOM / terça-feira, 15 outubro , 2019

Por: Guilherme Santos

O Cursinho Municipal Professor José Bispo tem ajudado centenas de jovens picoenses a ingressarem ao ensino superior. Através das aulas preparatórias, muitos já conseguiram aprovações nas principais instituições de ensino do Piauí.

Cursinho José Bispo foi criado em 2014

O Cursinho Municipal José Bispo foi criado no ano de 2014, pela Prefeitura de Picos através da Coordenadoria da Juventude. Esta iniciativa partiu da proposta de preparar os alunos de escolas públicas para as provas de vestibulares. Desde então, o cursinho tem se desenvolvido gradualmente na cidade de Picos, principalmente, no que se refere a número de aprovações.

De acordo com a coordenadora do Cursinho Municipal José Bispo, Márcia Santos, só no período 2017/2018, 73 alunos foram aprovados. Dentre eles, destacamos José Carlos de 18 anos, aluno que passou em 4º lugar no curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí-UESPI e Kaio Filipe de 19 anos, aprovado em Letras/Português, na Universidade Federal do Piauí-UFPI.

José Carlos aprovado no curso de Direito

Para José Carlos, o cursinho foi essencial no desenvolvimento de seu aprendizado e na realização do sonho da graduação. “Sem a participação no cursinho dificilmente eu conseguiria ingressar na faculdade no curso desejado. Assim como todos os outros colegas eu venho da escola pública, no meu caso eu realizei o ensino médio numa escola federal técnica. Por mais que eu tivesse professores qualificados, nunca existiu uma preparação direta para o ENEM, nunca houve essa preocupação igual a do cursinho”, disse José Carlos.

Ainda conforme, José Carlos, esta inciativa se tornou o projeto mais efetivo em funcionamento no município. “O cursinho realmente se constatou eficiente com grandes números de aprovações desde o seu surgimento. A existência de projetos como estes é de extrema importância, até mesmo necessidade, uma vez que para muitos alunos como eu, ele se torna uma porta aberta em caminho à universidade”, disse.

Kaio Filipe, aprovado no curso de Letras/Português

O aluno Kaio Filipe mencionou a estrutura deste projeto. “O cursinho é nota dez, tendo em vista a grande equipe que faz parte dele. Tanto os coordenadores, como os professores são altamente qualificados. Portanto, o cursinho pode concorrer até mesmo com os demais privados da cidade, pois não fica atrás”, disse.

A coordenadora, Márcia Santos, ainda reiterou sobre a qualidade do cursinho. “Temos uma avaliação positiva da turma e da nossa equipe. Sempre existe grande expectativa de aprovações, pois, os professores são competentes e possuem larga experiência em pré-vestibular” finaliza.

Revisão Solidária

Anualmente o Cursinho Municipal José Bispo realiza a Revisão Solidária para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Desta vez, o encontro acontece nos dias 19 e 26 de outubro. Os interessados devem comparecer à Casa da Juventude no Centro Administrativo ou na Escola Normal para efetuarem suas respectivas inscrições. A entrada para a Revisão Solidária, é de apenas um quilo de ração para gatos ou cachorros.

Revisão Solidária do Cursinho José Bispo acontece nos dias 19 e 26

Provas seletivas do Cursinho José Bispo