ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR

CMDCA prepara lista de aptos para eleições do Conselho Tutelar de Picos

CCOM / sexta-feira, 24 maio , 2019

Por: Batista Pereira

A fase de inscrições para as eleições unificadas do Conselho Tutelar de Picos se encerraram desde o último dia 20 de maio. Segundo o Edital Nº 01/2019, publicado em 21 de março, próximo passado, as inscrições se iniciaram dia 23 de abril.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA-Picos), Luisa Cunha, na primeira etapa do certame, que era a inscrição e entrega de documentos, procuraram a Secretaria de Cultura, na Praça Josino Ferreira, 36 candidatos e a divulgação dos nomes só acontecerá no próximo dia 08 de julho.

“Nós encerramos agora a primeira etapa que compreendia as inscrições, iniciadas no dia 23 de abril até a data de 20 de maio, agora estamos fazendo a análise de documentação, e até o dia 29 de maio estaremos divulgando a lista definitiva e abrindo o prazo para que qualquer pessoa, possa entrar com a impugnação dessas candidaturas, pois o CMDCA, não tem poderes para impugnar candidatos e sim receber os pedidos da população e o prazo é de cinco dias”, afirmou a presidente.

Sobre a quantidade de inscritos no para participar do processo eleitoral, Luisa Cunha disse que a lista com os nomes será publicada em data estipulada pelo edital do certame.

“Tivemos 36 inscritos e desses, seis foram indeferidos por apresentarem documentação incompleta, a comissão eleitoral fez a conferência e concluiu a conferência com 30 candidatos aptos a continuar no processo eleitoral”, apontou Luisa Cunha.

Após a segunda etapa das eleições tutelares, incluindo a impugnação de candidaturas, conforme cronograma, a próxima fase é a realização da prova de aferição de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. A comissão eleitoral divulgará no dia 10 de julho a data, o local e a hora da realização do exame específico.

Luisa Cunha, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A relação dos aprovados nesta etapa será divulgada no dia 19 de julho e, o candidato terá o prazo de cinco dias para interpor recurso à comissão eleitoral e o resultado sairá em três dias. A relação definitiva dos candidatos aptos ao processo de escolha em data unificada do Conselho Tutelar será divulgada no dia 05 de agosto do corrente ano.

Ao todo, serão eleitos 10 conselheiros, sendo cinco titulares e cinco suplentes. O processo de escolha recebe fiscalização do Ministério Público.

Para o dia das eleições, a presidente do CMDCA, Luisa Cunha informou que, “teremos urnas eletrônicas, e a quantidade de urnas não é o gestor e nem o conselho municipal que delibera e sim o TRE-PI, que disponibiliza um número suficiente para que todos os eleitores que votaram na última eleição, pois eles que vão saber quantas urnas serão necessárias para o processo”, .

Mudança na lei

No dia 09 de maio, foi sancionada a Lei 13.824, de 09 de maio de 2019, que autoriza a recondução livre ao cargo de Conselheiro Tutelar. Ou seja, os interessados poderão concorrer sem limite de vezes à função, diferente do que estava prevista até então, que limitava a uma única vez.

Para acompanhar as informações sobre a eleição e o edital na íntegra, acesse o site da Prefeitura Municipal de Picos www.picos.pi.gov.br