O atendimento é direcionado a alunos com dificuldades de aprendizagem nas escolas

Equipe de psicopedagogos realizam atendimentos nas escolas do município

CCOM / quarta-feira, 17 outubro , 2018

Uma equipe de Psicopedagogos da Secretaria Municipal de Educação está percorrendo as escolas municipais e realizando atendimento na tentativa de detectar problemas de aprendizagem.

O psicopedagogo, lida com as dificuldades dos alunos, transtornos de aprendizagem e déficit de atenção e auxilia também pais e professores a lidarem com a situação.

Psicopedagoga da secretaria de Educação, Regiane Luz Holanda.

Ao todo 4 profissionais realizam o trabalho de atendimento nas 62 escolas do município. O trabalho funciona da seguinte forma: O gestor da instituição ao observar no aluno a necessidade de acompanhamento de um profissional da área, imediatamente entra em contato com a secretaria que em seguida destina um profissional para a escola na tentativa de solucionar o problema.

“Nós levamos esse atendimento às escolas quando solicitado pela direção e realizamos o trabalho de constatação do problema. Uma vez detectado vamos trabalhar com o aluno procurando buscar soluções e orientar pais e professores sobre a importância de tratar a dificuldade em sala de aula”. Citou a Psicopedagoga Regiane Luz Holanda.

A psicopedagoga realiza um questionário, que faz parte do processo de descoberta do transtorno. Uma vez identificado o problema o especialista trabalha na tentativa de solucionar, caso haja necessidade de encaminhar o aluno a outro profissional mais específico, o próprio psicopedagogo faz esse trabalho.

O profissional atua principalmente em escolas, mas pode atuar em hospitais e centro comunitários. Para a Psicopedagoga Ildete Leite o processo requer muita dedicação do profissional e da comunidade escolar. “Estamos aqui para desenvolver um trabalho que envolve a todos, a escola e os pais também. Então requer uma dedicação muito grande para que haja uma solução e esse aluno tenha êxito nos estudos”. Lembrou a Psicopedagoga.

Sempre foi uma preocupação da Secretaria de Educação acompanhar as crianças que possuem alguma dificuldade na aprendizagem.