Conferência Municipal de Saúde

Grupos de trabalhos aprovam propostas no último dia da VIII Conferência de Saúde

CCOM / sábado, 23 março , 2019

O último dia da conferência municipal saúde de Picos aconteceu neste sábado (23), no Centro de Treinamento Diocesano. O 3° dia foi marcado pela discussão, elaboração das propostas e escolhas dos delegados para a conferência estadual em Teresina.

O presidente do conselho municipal saúde, Julio Araujo destacou o que foram realizados nas atividades dos grupos de trabalho. “Hoje foram feitos os trabalhos dos grupos, onde cada grupo vai discutir as proposta que vieram das pré- conferências. É um momento em que a população teve a oportunidade de discutir novas propostas e aprovar, e assim fazer  um processo de construção das políticas públicas de saúde”, afirmou o presidente do Conselho.

Os participantes se dividiram em três grupos, com escolha de um facilitador, um coordenador e um relator dos trabalhos, cada um dos grupos teve a responsabilidade de discutir, elaborar e aprovar propostas que devem ser encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde, conforme o Regimento Interno da Conferência de Saúde Saúde.

“Grupos de trabalhos são exatamente isso, eles vão discutir a necessidade de cada local onde aconteceram as 36 pré- conferências. Toda a equipe de saúde da família discutiu, eles têm a noção e vivenciam as necessidades que foram pontuadas e discutida nas pré-conferências, aí sim todas as diretrizes que foram pontuadas e aprovadas serão encaminhadas para um relatório e esse relatório vai servir de substrato, de embaçamento e de atualização do plano municipal. O relatório é um instrumento fundamental para a gestão, é assim que o gestor vai saber realmente qual a necessidade da população”, frisou o assessor técnico da secretaria de saúde, Dr Pascoal Costa.

O secretário de saúde, Dr Junior Santos que juntamente que a sua equipe organizou a conferência  e falou sobre os avanços na pasta da saúde. ” Este ano de 2019 vai ser o ano da saúde de Picos, o prefeito está determinado, está me dando total apoio para que eu desenvolva esse trabalho, e as coisas dentro da secretaria de saúde estão funcionando de forma eficiente, sendo que as proposta da conferência de saúde vai nos ajudar a administrar melhor a secretaria”, disse o secretário.

E a tarde foi realizada a plenária final, onde mais uma roda de discussão aconteceu no intuito de aprovação das propostas que devem ser encaminhadas para conferência estadual, após a plenária final foram escolhidos os delegados que deverão participar da VIII Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em Teresina nos dias 4, 5 e 6 de junho.