Autoridades ligadas a educação e representantes de diversas entidades participaram da conferência.

III Conferência Municipal de Educação é realizada em Picos

CCOM / sexta-feira, 6 abril , 2018

A III Conferência Municipal de Educação aconteceu hoje (06), em Picos, na Escola Técnica Estadual Petrônio Portela.

O evento teve como finalidade levar a população a participar de forma expressiva, nas discussões de uma melhoria na educação do munícipio de Picos. Sob a supervisão da gestão do prefeito Padre José Walmir de Lima, por meio da Secretária Municipal de Educação.

Fotos Rita Rildânia da Rocha Leal

“Com a conferência vai ser possível avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação, dos planos municipais, estaduais e distrital. Nosso objetivo aqui é discutir a educação de forma democrática junto com a sociedade preparando nossas crianças para serem cidadãos transformadores”. Lembrou a Secretaria de Educação de Picos, Rosilene Monteiro.

Com o tema: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação- SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, a conferência foi dividida em dois momentos.

Pela manhã, após a abertura oficial, houve a apreciação e aprovação do regimento interno. A equipe organizadora do evento dividiu a plenária em 4 salas, com 2 eixos em cada, num total de 8 eixos. No segundo momento houve a discussão das emendas propostas. Logo em seguida foi realizada a eleição para os 19 delegados. Esses delegados vão representar o município na Conferência Intermunicipal, que está prevista para acontecer em abril deste ano.

Foto: Rira Rildânia da Rocha Leal

“A educação é um direito social no Brasil, assegurado pela Constituição Federal de 1988. Eu acredito que de certa forma essas organizações e movimentos que contribuem positivamente para a melhorar a educação em nosso município e eu espero que a sociedade participe ativamente nos dando sugestões e cobrando também”, pontuou Roseli Moura Luz, Presidente do Fórum Municipal de Educação.

As conferências municipais de educação são realizadas com intervalo de até quatro anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução do PME vigente e auxiliar na elaboração do PNE para o decênio subsequente.

Por: Rita Rildânia da Rocha Leal
Edição: Gilciene Monteiro