Salão do Livro

IV SALIVAG é um convite a uma viagem pela literatura, cultura e educação em grande estilo

CCOM / domingo, 20 novembro , 2016

Na sua quarta edição, o Salão do Livro do Vale do Guaribas – SALIVAG, é exemplo de que a população prestigia, ativamente, encontros voltados para a difusão da educação e cultura através de programações bem cuidadas e organizadas de forma a abrir espaço tanto para talentos mais experientes, quanto para os mais novos.

Milhares de pessoas estão prestigiando o IV SALIVAG, que teve início no dia 16/11, e prossegue até esse domingo, 20 e que conta com o Circo da Leitura para acolher crianças, jovens e adultos.

circo-da-leitura

Crianças no Circo da Leitura

Já passaram pelo gramado do Estádio Senador Helvídio Nunes, grandes atrações de renome nacional, estadual local.

Escritores não apenas expõem seus livros, como também se aproximam do seu público leitor através das sessões de bate-papo literário, o que acaba por estimular nas jovens gerações o fascínio pela leitura e pela produção textual.

Na área musical já aconteceram diversas apresentações desde o início do SALIVAG, como Patrícia Mellody, que trouxe a Picos o Show “Anjo Torto”, com um repertório voltado para as canções de Torquato Neto. Vários cantores e bandas locais também passaram pelo palco do IV SALIVAG.

Expositores

Com a divulgação cada vez mais ampla do SALIVAG, que já se firmou como um marco no calendário de grandes eventos da cidade e da região de Picos, vendedores de livros e artesãos vêm de várias partes do país para expor seus produtos, como é o caso, por exemplo, de Antônio Alexandre, artista que trabalha com impressos artesanais criados por ele e expostos na Oficina de Carbono: “Participo de exposições pelo Brasil, é a primeira vez que estou em Picos e voltarei ao SALIVAG outras vezes, eu e minha arte fomos bem acolhidos. O evento é muito bem organizado e atrai um bom público”.

dscn8747

Artista plástico e artesão, Antônio Alexandre

Jovens Autores

O SALIVAG proporciona importante espaço para a apresentação de trabalhos de novos escritores, como é o caso de Patrick  Sousa, que teve um conto premiado e publicado em antologia da Editora Andross, que reuniu cerca de cem contos  sob a temática da homoafetividade: “Fiquei muito feliz com esse prêmio e mais ainda com a publicação do meu conto. Mas, se aqui em Picos não houvesse esse espaço no SALIVAG, ficaria bem mais difícil apresentar meu trabalho às pessoas” disse ele.

patrick-sousa

Patrick Sousa, autor de conto premiado.

Autores Experientes

APDSC DIGITAL CAMERA

O Presidente da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, Jornalista Chaguinha, prestigia lançamento de livro do imortal Eviláso Moura

Entre os autores que já possuem livros publicados e que fizeram lançamento de novas obras durante o SALIVAG, está o psicólogo Evilásio Moura, que conversou com o público sobre o “Manual do Bem Viver”, onde aborda técnicas e dicas de relaxamento, meditação e alimentação saudável.

rosilene

Secretária de Educação, Rosilene Monteiro

Para a Secretária Municipal de Educação, Rosilene Monteiro, intermediar esse contato autor-leitor, durante o momento do bate-papo literário, é um dos pontos altos do Salão do Livro, planejado com muito carinho e cuidado: “Nós temos o maior carinho por esse momento, é onde o autor vai entregar ao público um filho, que é sua obra, fruto de talento, pesquisa e criatividade, e são várias experiências desse público com diversos autores, são muitos os universos literários expostos nessa oportunidade ímpar de socialização” disse Rosilene.

Palestras

Vários palestrantes já passaram pelo IV SALIVAG, a exemplo do escritor, diretor, ator e músico carioca, Márcio Trigo, que falou sobre “TV, Teoria e Prática”.

Além dele, o público também se emocionou com a escritora estrangeira, Isabel Ferreira, que falou sobre “Laços da Poesia Angolana: De Corpo e Alma”.

Também houve um momento para discussão acerca do profissional da Educação, durante a palestra de Rita de Cássia Neiva, que falou sobre “A Prática Pedagógica do Professor Crítico e Reflexivo”

O Professor picoense, jornalista Jaílson Dias, levou ao público a temática “Comunicação Regional do Piauí: Desafios e Perspectivas”.

Outro momento importante: O Professor da UFPI, João Benvindo abordou o assunto “Linguagem –  Discurso e Ensino: Entre a Decodificação e a Busca dos sentidos”.

Palestra que também lotou o auditório do IV SALIVAG foi a do médico, especialista em psiquiatria, Tales Silva Carvalho, que falou sobre “Transtorno de Humor e Suicídio”.

O Professor de História, picoense, Deivison de Moura Chagas, apresentou “O professor do Século XXI: Desafios de Inspirar alunos a serem pessoas melhores”.

O IV SALIVAG também contou com a palestra da Professora Conceição de Maria dos Santos: “Contemporaneidade dos Conflitos Sociais e Pessoas”.

Quem também participou como palestrante foi o jornalista Tino Freitas, brasiliense, ele, que também é contador de histórias e possui livros publicados para o público infantil, falou sobre “Palavra também é brinquedo”.

Todas as palestras tiveram ótima participação popular, mas a grande expectativa do evento ficou por conta da vinda do jornalista e escritor global, Caco Barcelos. Ele lotou o auditório e falou sobre “Como gerenciar crises”, trazendo na bagagem sua experiência pessoal e profissional.

Após palestra, Jornalista Caco Barcelos autografou livros

Para o último dia, 20/11, foram programadas as palestras “Jacá de Verso e Prosa”, com Lilia Diniz, cantora e compositora popular; “Desafios e Perspectivas da Educação de Surdos na Sociedade Contemporânea”, da Especialista em Libras, professora Fátima Letícia da Silva Gomes e “Sorte é para os Fracos”, do publicitário e humorista Diego Curvelo.

Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima

Para o Prefeito, Padre Walmir Lima, que se fez presente durante todos os dias do SALIVAG – que ele mesmo idealizou  e realizou em sua primeira edição, enquanto ainda era Secretário Municipal de Educação de Picos – não se pode mais pensar a cidade sem o Salão do Livro em seu calendário de eventos: “O SALIVAG foi uma ideia abraçada por todos e que deu muito certo. Fomentar momentos como esses, de interação entre escritores e leitores; de palestras que abordam temas de grande relevância social e abrir as portas para a reflexão crítica de mundo, além de tudo, dando oportunidade para que escritores façam o lançamento de seus livros em um grande evento literário, é gratificante e tem gerado ótimos frutos. Durante o SALIVAG respira-se arte, educação e cultura em diversas manifestações, e a presença desse grande público, todos os dias, mostra que estamos no caminho certo. A cada edição o evento se supera em qualidade, organização e não para de crescer. Picos está de parabéns” finalizou o Prefeito.

O Show de encerramento do IV SALIVAG, acontece na noite de domingo, 20, com Jorge Vercilo.