PROJETO JOGUE LIMPO

Jogue Limpo traz ações de consciência ambiental e limpeza ao bairro Boa Vista

CCOM / quarta-feira, 21 agosto , 2019

Redação: Batista Pereira

Mais uma ação do projeto Jogue Limpo foi realizada na manhã de hoje, 21, em bairros da cidade de Picos. Desta vez a ação atingiu a comunidade do bairro Boa Vista, onde mobilizou os alunos da Escola Municipal Timóteo Borges de Aguiar, por meio de palestra e abordagens em residências do bairro e entrega de panfletos.

Servidores da Secretaria de Serviços Públicos realizam a capinação e a limpeza nas ruas do bairro Boa Vista

As ruas do bairro também estão recebendo intervenção por parte dos servidores da Secretaria de Serviços Públicos com os serviços de limpeza e capinação do mato e desobstrução de canaletas dos esgotos.

A palestra promovida pelo projeto Jogue Limpo abordou a temática da reciclagem do lixo doméstico, onde a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos fez uma explanação sobre os cuidados com o lixo e o descarte correto, além de noções sobre reciclagem.

A educadora ambiental Gabriella Raysse, disse que a palestra para as crianças da Escola Timóteo Borges de Aguiar foi bem proveitosa, onde todos que participaram puderam sair mais consciente sobre o tema abordado.

Gabriella Raysse, educadora ambiental da SEMAM

“Eles se mostraram bem atenciosas e observadoras e acredito que elas vão repassar para os demais familiares, pais e mães e eu gostei muito da receptividade delas e foram bastante atenciosas. Eu acho que quanto mais cedo começar o processo de conscientização dessas crianças, melhor será, pois não é só para os mais velhos, temos que começar desde os mais novinhos”, enfatiza a educadora ambiental.

Para Ana Maria dos Santos, professora do 4º Ano do Ensino Fundamental, a ação serviu para ajudar na conscientização desses alunos, pois no dia a dia da escola, esses conceitos são trabalhos junto com eles.

Ana Maria dos Santos, professora da Escola Municipal Timóteo Borges de Aguiar

“A gente repassa para eles a questão dos valores, de não sujar a água dos rios, de economizar a água em casa, de não desperdiçar água lavando calçadas, e também de não descartar o lixo em terrenos baldios e ensiná-los a importância da reciclagem, inclusive já desenvolvemos projetos de conscientização sobre esse tema aqui no nosso bairro”, afirmou a educadora.

Zenite Nunes, coordenadora de ensino do Programa Mais Educação

No âmbito da escola, a coordenadora de ensino disse que a ação do projeto Jogue Limpo é muito importante, pois, atualmente, convivemos com um problema social que é a depredação do meio ambiente e trazer esse trabalho de conscientização para a escola é de grande valia.

O projeto Jogue Limpo é uma ação da Prefeitura Municipal de Picos, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos. O projeto tem a missão mobilizar e conscientizar a população para o descarte do lixo de forma correta, bem como, realizar de forma pontual a limpeza e conservação das ruas e avenidas do bairro onde é realizado.

A próxima ação está agendada para o dia 28 de agosto no bairro São Sebastião na Escola Padre Madeira.

VEJA MAIS IMAGENS DA AÇÃO DO PROJETO JOGUE LIMPO NO BAIRRO BOA VISTA