“O objetivo é garantir que toda criança seja alfabetizada até o final do ciclo, ou seja, até os oito anos de idade". Lembrou a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro.

Mais de 3000 crianças foram beneficiadas com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC

CCOM / terça-feira, 10 novembro , 2015

Foto: Arquivo Seme Picos

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos federal, dos estados, municípios e do Distrito Federal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O município de Picos, que vem apresentando resultados positivos dentro do programa, foi selecionado para participar de um seminário promovido pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica- COMFOR. O evento aconteceu em Teresina, no Atlantic City, de 04 a 06 de novembro.

A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou de 11 profissionais para participarem do evento: 1 coordenadora, 4 orientadores de estudo e 6 professores.

Foto: Arquivo Seme Picos

Para a Coordenadora do PNAIC em Picos, Patrícia Gonçalves, isso representa uma grande conquista. “ Ter o apoio desses profissionais reconhecendo nosso trabalho, o trabalho da Secretaria de Educação é muito gratificante. A nossa ação enquanto professor, orientador e coordenador é deixar um legado para essa cidade” . Lembrou Patrícia.

A Secretaria de Educação, Rosilene Monteiro, enfatizou que o próposito do PNAIC é alfabetizar e dar suporte aos professores para que o processo de alfabetização possa acontecer despertando o interesse da criança pela leitura e colaborando para o desenvolvimento da educação em nosso estado.

IMG_20150903_153004879“O objetivo é garantir que toda criança seja alfabetizada até o final do ciclo, ou seja, até os oito anos de idade, para isso o PNAIC tem toda uma estruturação organizacional de formação continuada, material didático, avaliação e etc, que garante apoio tanto aos orientadores quanto aos professores que atuam em sala de aula”. Ressaltou Rosilene Monteiro, Secretária de Educação.

O PNAIC foi implantado, há 3 anos na cidade, desde de 2013. Aqui em Picos, mais de 3000 mil crianças foram alfabetizadas através desse programa.