Obras de reforma

Matadouro Público passa por reforma e espaço para feira do gado ganha lanchonete moderna

O matadouro Público foi recebido pela atual gestão deteriorado e com instalações precárias que estão sendo restauradas.

/ CCOM / quinta-feira, 23 dezembro , 2021

O Matadouro Público Municipal passou por reforma que ampliou o espaço e melhorou as instalações e a infraestrutura do local.

Ganhou ainda uma nova área de alimentação, muito utilizada durante a feira do gado, que acontece aos finais de semana.

A antiga lanchonete do matadouro já havia sido interditada pelo Coordenador de Matadouros e Mercados Públicos do Município, Antônio José de Sousa, o Bigode Branco, por não oferecer condições de uso, posto o prédio estar deteriorado e com risco de cair.

Bigode Branco mostra as instalações da nova lanchonete ao prefeito Gil – Foto: Fátima Miranda

“Nós recebemos o Matadouro deteriorado, sujo, instalações precárias, sem condições de higiene. Gosto muito de limpeza e aqui ela é essencial! Hoje temos um espaço que dá orgulho pra quem trabalha nele e, durante a feira do gado, que movimenta bastante o bairro todo, recebendo criadores e comerciantes de Picos e da região, nós agora podemos oferecer uma lanchonete moderna, com espaço amplo e qualidade nos lanches, através de uma senhora que recebeu as chaves como permissionária”, explicou Bigode Branco.

Prefeito Gil Paraibano entrega chaves da lanchonete para a empreendedora Leonora Meneses – Foto: Fátima Miranda

A entrega de chaves da lanchonete ocorreu nesta quarta-feira, 18h, e, para  Leonora Meneses, permissionária do local, esta é uma oportunidade de realizar um sonho antigo, de se tornar empreendedora:

“Queria agradecer pela oportunidade que me foi concedida, pois empreender sempre foi um sonho para mim e essa é uma oportunidade que irei agarrar com toda força. Buscarei sempre trabalhar para melhor atender a todos que aqui vierem, sempre com qualidade e bom atendimento. Então, queria deixar aqui registrado o meu sentimento de gratidão e queria também convidar todos para conhecer o novo espaço!” afirmou Leonora.

O prefeito Gil esteve no local para entregar as chaves do imóvel e disse que o Matadouro de Picos, atualmente, garante a qualidade da carne, atestando a saúde do animal abatido ali:

“Além de ser o matadouro público da cidade é uma feira de gado, porque todo fim de semana os produtores de Picos e cidades vizinhas trazem seus animais para serem comercializados. Tem que estar tudo organizado para receber os feirantes que compram gado. Estava tudo caindo aqui e tinha que fazer uma reforma grande. Vamos melhorar a infraestrutura do município em todos os aspectos. O povo tem que colaborar não destruindo o que estamos fazendo”.

Bigode Branco e o veterinário Edmar Serafim. – Foto: Fátima Miranda

Edmar Serafim, veterinário responsável pela fiscalização sanitária no Matadouro, atestou a qualidade dos animais e da carne dos abates:

“Aqui fazemos toda a fiscalização sanitária, a estrutura é muito boa, a população aprendeu a trabalhar com bovino de qualidade e, do mesmo jeito que a gente respeita o conhecimento do homem do campo, eles respeitam muito o conhecimento do veterinário. O animal chega com antecedência, tem um descanso, a gente faz essa inspeção antes dele entrar na sala de abate. Animal com baixo peso ou qualquer afecção, não é abatido, apenas aqueles cem por cento saudáveis. Então, a carne que sai hoje o matadouro de Picos é cem por cento confiável, tem fiscalização efetiva” informou o veterinário.

Os dejetos que antes estavam sendo retirados a céu aberto, ganharam um local apropriado nesta gestão. – Foto: Fátima Miranda

O abate acontece todos os dias no período noturno, iniciando às 18h e depois a carne é transportada para para os frigoríficos, onde é adquirida pelo consumidor final. Antes os dejetos que sobravam não tinham destinação adequada, mas agora são recolhidos por caminhões em uma plataforma de cimento construída especialmente para esse fim e que não necessita do contato humano direto porque existe um mecanismo próprio para que sejam escoados.

Escritório da ADAPI no Matadouro.

No próprio Matadouro, atualmente, existe uma sala equipada com computador e internet, mobiliada, para uso exclusivo da ADAPI – Agência de defesa Agropecuária do  Piauí, e os animais contam com a certificação GTA – Guia de Transporte de Animais, que, conforme o parágrafo 3º, do artigo 1º, da Instrução Normativa nº 19, de 3 de maio de 2011, expedida peço Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deverá conter as seguintes informações:

 I – espécie; II – origem (código do estabelecimento, nome do estabelecimento, CPF/CNPJ do proprietário, nome do proprietário, município e Unidade da Federação – UF); III – destino (código do estabelecimento, nome do estabelecimento, CPF/CNPJ do proprietário, nome do proprietário, município e UF); IV – quantidade por sexo e faixa etária, ou categoria, aptidão e produto, quando couber; V – finalidade do trânsito, observações e código de barras; e VI – a identificação do emitente e do local de emissão e as datas de emissão e validade.

Prefeito Gil conversa com moradores do bairro.- Foto: Fátima Miranda

O prefeito Gil Paraibano ainda lembrou que todo patrimônio público deve ser preservado pela população usuária:

“Estava tudo caindo aqui e tivemos que fazer uma reforma grande, não é fácil. O povo também tem que colaborar, não deixar destruir o que estamos fazendo, vamos ter mais cuidado! A gente faz as coisas e elas não podem ser  depredadas. O Matadouro, ambiente da feira de gado está ficando muito bom e vamos todos cuidar desse local tão importante para o município”.

A média diária de abate é de cerca de 15 bois e a movimentação da feira do gado reúne criadores e comerciantes de Picos e várias cidades da região.

 

ANTES E DEPOIS DA LANCHONETE

 

Antiga lanchonete- Foto: Fátima Miranda

 

Nova Lanchonete – Foto: Fátima Miranda

Vereador Pedro Pio e o Secretário de defesa Civil de Picos, João Araújo, estiveram presentes – Foto: Fátima Miranda

 


Leonora Meneses, Gil e Bigode Branco. – Foto: Fátima Miranda

Currais novos – Foto: Fátima Miranda

Currais novos e com casa de ração. – Foto: Fátima Miranda