Agentes comunitários de saúde

Padre Walmir sanciona lei de incentivo financeiro aos agentes comunitários de saúde

CCOM / sexta-feira, 30 novembro , 2018

O Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, sancionou nessa quinta-feira, 29, lei direcionada aos agentes comunitários de saúde, garantindo incentivo financeiro à categoria.

Agente Comunitária de Saúde há 20 anos, Eva Evangelista destaca que neste momento um sonho está sendo realizado, pois há muito tempo lutavam por isso.

“Representa a realização de um sonho, pois esse incentivo adicional é uma conquista da categoria, o gestor vinha pagando como décimo terceiro, mas agora concretizamos e agora vamos receber como incentivo. Então só temos que agradecer”, pontua.

Segundo o Procurador Geral do Município, Maycom Luz, todos os anos o Governo Federal envia no último trimestre do ano um valor que o município pode utilizar no programa dos ACS, e o município utilizava para pagamento do décimo terceiro.

Ainda de acordo com o procurador Maycom Luz, após reivindicação dos agentes o prefeito enviou projeto de lei para a Câmara Municipal. Sendo que, neste ano cerca de 40% do valor será repassado para os agentes.

“O Prefeito de Picos enviou projeto de lei para a Câmara, passando o incentivo do Governo Federal para eles mesmos (agentes comunitários) neste ano 40% será destinado, no próximo ano 70% e a partir de 2020 todo o valor será destinado para eles”, conta.