VITÓRIA

Picoense sobe duas vezes ao pódio em campeonato internacional

CCOM / quarta-feira, 15 julho , 2015

João Paulo supera limites e conquista o pódio. Foto: Federação do Evento

O início… uma história comum a vários lares do sertão piauiense, mas que alguns anos depois segue trilha diferente. Um menino órfão de pai, que vê a mãe se dedicar para sustentar a família. Criança sonhadora, como qualquer outra da sua idade, deseja ser um grande cientista para descobrir a cura de doenças, esse é João Paulo da Silva Sousa, 13 anos, o menino que tornou o nome de Picos conhecido no cenário internacional através do Karatê.

Aluno da rede municipal de ensino, não imaginava que se tornaria um atleta de renome logo tão cedo. Para que isso acontecesse cruzaram no caminho do pequeno sonhador pessoas dedicadas e especiais, como o professor Francisco Arcanjo, que descobriu seu potencial logo nas primeiras atividades do Programa Mais Educação, na Escola Municipal Frei Damião. Também participante do Programa AABB Comunidade e membro da ASKAPI, o carateca mirim foi conquistando espaço. Primeiro vieram as vitórias regionais, nacionais e agora a internacional.

Associado aos avanços no esporte surgiu o compromisso com os estudos e a mudança de comportamento. “Depois que passei a praticar o Karatê me tornei mais atencioso, isso ajuda muito na sala de aula. Agora sou comportado na sala e em casa, foco muito nos treinos”, declarou João Paulo.

Todo esse esforço resultou na participação do garoto de Picos no Campeonato Panamericano de Karatê Interestilos, realizado no período de 9 a 13 deste mês, em Córdoba, na Argentina. Do país hermano João Paulo trouxe duas medalhas de ouro, com 100% de aproveitamento nas duas modalidades disputadas, kata individual e luta.

“Esse garoto é nota 10. Um garoto humilde, da periferia de nossa cidade, brilhou numa disputa internacional na Argentina. Essa é uma grande conquista, atingiu a nota máxima na disputa, levantou o público, isso é motivo de orgulho para nós que  o acompanhamos”, disse emocionado o professor.

João Paulo destaca a satisfação de se tornar um campeão internacional. “Foi um processo delicado, ter que sair do país, disputar com pessoas de porte físico maior, porém com muito treino, consegui dar o meu melhor. O esforço foi grande, mas cumpri o que prometi a Picos, representar bem minha cidade e trazer medalhas. Fico feliz, estou emocionado. Muita gente me desejou boa sorte, agradeço a todos que me ajudaram. Meus amigos do bairro Paroquial que torceram por mim, confiaram, muito obrigado. Agradeço a Deus, minha família, ao meu professor e a todos que contribuíram para essa vitória, finalizou o carateca.

Karateca picoense exibe bandeira de Picos na Argentina. Foto: Francisco Arcanjo.

O prefeito municipal, Pe. Walmir Lima, ressaltou a alegria em acompanhar o desenvolvimento do pequeno esportista. “Ainda quando secretário de educação, conheci o trabalho do professor Arcanjo com o João Paulo. Isso nos alegra porque estamos acompanhando a ascensão dele e do município. É nossa obrigação ajudar, apoiar, para que ele evolua cada vez mais e conquiste outras medalhas para nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

Prefeito prestigia o atleta mirim e o professor.

Segundo Francisco Arcanjo, João Paulo já tem vaga garantida para disputar o Brasileirão em são Paulo, em novembro, a Copa Patriota, em Natal e o Mundial na Irlanda, em junho do ano que vem.