Livro didático 2019/2022

Plenária com gestores do município escolhe livro didático 2019/ 2022

CCOM / sábado, 18 agosto , 2018

A Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou uma plenária, neste sábado dia (18), para a escolha do livro didático 2019 das escolas municipais de Picos.

O encontro aconteceu na sede da própria secretaria e reuniu cerca de 50 gestores do município.

Glauciene Monteiro, diretora da Escola Municipal Dom Paulo Libório Foto: Gilciene Monteiro

“Esse é um momento democrático para a educação brasileira, onde nós gestores escolhemos o material didático mais adequado para a educação de nossos alunos. Isso muito me alegra, saber que eu tive participação na escolha do livro que será usado nos próximos três anos”. Citou Glauciene Monteiro, diretora da Escola Municipal Dom Paulo Libório.

O PNLD, Programa Nacional do Livro Didático é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, de forma regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital.

“Esse é um momento muito importante para a educação de nossa cidade. A escolha do livro acontece a cada 4 anos. Todos os livros que estão chegando nas escolas para serem analisados já vem de acordo com a terceira versão da BNCC, com isso os professores têm a oportunidade de conhecerem melhor a Base e estudarem os livros”. Pontuou a Coordenadora de Ensino Fundamental I, Elissandra Lima.

A escolha foi feita nas escolas que possuem a modalidade de Ensino fundamental I, do 1° ao 5° ano e a Educação Infantil. Os gestores, após se reunirem com a equipe de professores, analisaram os livros. O livro mais votado pela equipe vai ser trabalhado em sala de aula nos próximos 4 anos, começando em 2019.

Os livros escolhidos são das seguintes disciplinas: Língua portuguesa, matemática, ciências, artes, história e geografia.

Uma novidade para esta edição é o Manual do professor de Educação Infantil e Educação Física contendo atividades práticas que vão facilitar e inovar o método de ensino dos professores e terá validade por 3 anos.