Obras

Prefeito Gil aniversaria, recebe visita do Senador Elmano Férrer e obras são retomadas na cidade

A comitiva foi composta por empresários, vereadores, secretários, deputada Belê, entre outras autoridades.

/ CCOM / terça-feira, 10 agosto , 2021

O aniversário do Prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros nesta terça-feira, 10 de agosto, contou com a presença de convidados ilustres, o Senador Elmano Férrer foi um deles, que aterrissou pontualmente às 10h no aeroporto local e o Superintendente do DNIT no Piauí, José Ribamar Bastos, que cumpriram agenda no município.

Senador Elmano é recepcionado no Aeroporto de Picos – Foto: Wagner Avelino

Ambos foram recepcionados pela comitiva que acompanhava Gil Paraibano, como a Vice-Prefeita, Xandú Néri e a Deputada Estadual, Belê Medeiros. Além deles, secretários municipais, como o de Saúde, Aldo Gil de Medeiros e vereadores, entre os quais, o presidente da Câmara Municipal de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha.

Aliados políticos, Elamno e Gil Paraibano, ambos do Progressistas, aproveitaram para visitar obras no município, como a retomada da recuperação asfáltica das vias laterais da BR-316, em sua extensão na zona urbana da cidade, com cerca de quase 19 km se considerados ambas as laterais da BR-316, somando os 13 milhões de reais anteriormente já investidos nas obras de drenagem e mais 6 milhões, as laterais serão contempladas com quase 20 milhões de reais até a conclusão da obra.

Comitiva visita obras da recuperação das laterais da BR-316 – Foto: Wagner Avelino

Para o prefeito Gil Paraibano essa é uma obra importante que vai beneficiar não só as famílias que residem nas proximidades, mas, em especial, os empresários.

Foto: Wagner Avelino

“São 9 Km das laterais ladeadas por casas comerciais e grandes lojas e todos têm sofrido muito com essa situação e tenho certeza de que o povo de Picos vai agradecer muito aos Senadores Ciro Nogueira e Elmano Férrer” disse Gil.

“Estamos fazendo o projeto de um anel viário que vai custar mais de 100 milhões de reais, para tirarmos o tráfego do Centro de Picos. Hoje o Nordeste é todo abastecido pelo cerrado piauiense, com o milho, a soja, o óleo de soja, assim deve passar mais de duas mil carretas por Picos por dia. Em 1974/77 foi feito um projeto de anel viário para passar pela Ipueiras, mas ali cresceu muito e emendou com Sussuapara e Bocaina, e agora deverá ser feito pelo lado direito de quem vem de Teresina, saindo na BR 407, para desviarmos o tráfego pesado do centro da cidade”, explicou o Prefeito.

Outro projeto do Prefeito Gil que deverá contar com recursos de emenda parlamentar do Senador Elmano Férrer será a ponte que que vai ligar o bairro Passagem das Pedras e Boa Vista ligando à cidade de Aroeiras do Itaim.

“Sempre tive muita vontade de fazer essa ponte e agora com a emenda do Senador Elmano vai dar certo, já vou fazer o projeto, e vamos dar uma alavancada no progresso e, se Deus quiser, vamos começar essa obra ainda esse ano” disse o Prefeito Gil.

Elmano conversa com a Secretária de meio Ambiente, Fátima Sá – Foto: Wagner Avelino

Outra obra que recebeu a atenção de todos foi a rotatória que está em fase de acabamento e já sendo utilizada, no entroncamento da Avenida Severo Eulálio, uma das principais portas de entrada para o centro da cidade de quem vem da Capital.

Outro ponto de parada da comitiva foi o local onde se planeja realizar a obra de duplicação da BR-316 no trecho entre o shopping e a Faculdade R. Sá, uma solicitação da Deputada Belê Medeiros.

Autoridades visitam trecho da BR-316 que deverá receber obra de terceira via – Foto: Wagner Avelino

“Temos lutado muito por essa obra de construção de uma terceira via para dar mais segurança às pessoas que aqui trafegam diariamente provocando um grande fluxo de veículos”, enfatizou Belê, ao lado do Superintendente do DNIT, José Ribamar Bastos, que garantiu todo empenho para as obras, tanto dessa terceira via, quanto das laterais da BR-316.

Já o Senador Elmano Férrer disse que veio a Picos em primeiro lugar para comemorar o aniversário do amigo prefeito, Gil Paraibano e que, aproveitando a visita ao correligionário, aproveitou para ver como andam as obras que contam com o seu apoio.

Prefeito Gil recebe senador Elmano Férrer

“O motivo maior de minha visita aqui é o aniversário do nosso querido prefeito Gil. Aproveitando a oportunidade de falar algumas coisas sobre reinvindicações dele, como uma ponte dentro da cidade, sobre pavimentação asfáltica dentro da cidade, para o que colocamos recursos significativos, na área da saúde, com duas Unidades Básicas de Saúde nós também colocamos recursos, duas ambulâncias das melhores que tem. Isso na infraestrutura do município, mas estamos aqui acompanhados também do Superintendente do DNIT, e vamos fazer as marginais, 18Km, com 9Km de cada lado do Junco para a Bomba, vamos fazer uma terceira pista na altura dos condomínios residenciais” explicou o Senador.

Secretário Aldo Gil, com o filho do Senador Elmano, Leonardo Férrer, e o secretário de defesa Civil, João Araújo – Foto: Wagner Avelino

Para o Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil de Medeiros, os recursos empenhados pelos Senadores Ciro Nogueira e Elmano Férrer são fundamentais para renovar a frota de ambulâncias e estruturar ainda melhor a rede de atenção básica de saúde na cidade.

“O problema das ambulâncias de Picos, assim que assumimos a Pasta, verificamos que no caso do SAMU, haviam cadastradas sete ambulâncias lá, não sei o que houve, as outras administrações que nos precederam eram desativadas as ambulâncias mas eles não davam baixa. Então demos baixa nas sete ambulâncias porque realmente as duas que estão lá não servem, vivem no prego, mesmo tentando consertar elas hoje estão inviáveis para funcionamento. Mas já levamos a demanda do SAMU para o Senador Ciro e contamos agora com uma solução rápida. As ambulâncias do município estão sucateadas também, mas já conseguimos duas ambulâncias com o senador Ciro e mais duas com o Senador Elmano e, assim, em breve esse pesadelo com a falta de ambulâncias vai acabar muito em breve, pelo que agradecemos aqui ao nosso Senador Elmano” concluir Aldo Gil.

Superintendente do DNIT, ao centro, José Ribamar Bastos

José Ribamar Bastos, Superintendente do DNIT explicou a demora na obra das laterais. “A primeira empresa, que realizou o serviço de drenagem que  é demorado, quando foi pra fazer o asfalto e o contrato já estava para vencer, ela não teve interesse de prorrogar, tivemos que fazer uma nova licitação e foi contratada nova empresa para fazer o serviço de recuperação do asfalto após a drenagem e fez ainda quase 3km de asfalto mas pediu rescisão de contrato por motivo de saúde do proprietário da empresa. Nós reabrimos a licitação e chamamos a segunda colocada, deu início agora e esperamos até o final do ano concluir essa obra tão importante para Picos”, concluiu José Ribamar.

Parabéns ao Prefeito Gil – Foto: Wagner Avelino

Após as visitas as obras o Secretário de Saúde Aldo Gil, recepcionou a todos, inclusive a imprensa em sua residência para um almoço em comemoração ao aniversário do pai, o Prefeito Gil.