Busca Ativa Escolar

Prefeitura apresenta comissão da Busca ativa Escolar em Picos

CCOM / quarta-feira, 22 maio , 2019

Os membros da comissão municipal da Busca ativa escolar, fora da escola não pode, foram apresentados à sociedade picoense na manhã de hoje (22) na Secretaria de Educação.

O programa é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef e a plataforma promete combater a evasão escolar nas escolas municipais, visando garantir que cada criança e adolescente frequentem as aulas e continuem aprendendo.

“Hoje nós apresentamos à sociedade picoense uma comissão que promete diminuir o índice de evasão em nossas escolas. Infelizmente esse número é preocupante. Acreditamos que o trabalho que a comissão vem desenvolvendo dará frutos e sem dúvida vamos obter bons resultados”. Frisou Ivane Araújo, Gestora Política da Busca Ativa Escolar.

Durante o evento uma equipe de alunos da Escola Municipal Maria Gil de Medeiros participou de uma apresentação cultural com paródias e peça teatral.

“Nós apresentamos aos gestores das escolas municipais a equipe que fará parte da Busca Ativa como forma de garantir que esses alunos estejam em sala de aula e, para isso é preciso haver toda essa mobilização, porque nós queremos o aluno aprendendo”. Lembrou a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro.

Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno em sala de aula.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita que serve de auxílio aos municípios para combater a evasão escolar. A ideia é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.