Previdência

Prefeitura de Picos contrata empresa para consultoria previdenciária e agiliza serviços do Fundo Previdenciário

Empresa contratada para assessoria já presta serviços há mais de dez anos em Picos, com experiência nacional em gestão no setor.

Sede da Prefeitura Municipal de Picos (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / segunda-feira, 7 fevereiro , 2022

A Prefeitura Municipal de Picos vem regularizando todos os serviços do Fundo Municipal de Previdência para garantir uma melhor prestação de serviços aos usuários, servidores públicos municipais, que contam com o fundo para receberem aposentadorias e outros benefícios previdenciários.

Prefeito de Picos, Gil Paraibano (Foto: Maria Ivonete)

No início de 2021, quando assumiu o mandato, o Prefeito Gil Paraibano deu prioridade à regularização do Fundo:

“Nós quitamos dívidas atrasadas para deixar a Previdência Municipal regularizada para não prejudicar os servidores, como ocorria em anos anteriores, em que havia desconto em folha, mas os valores não eram repassados a tempo e só faziam parcelar débitos posteriores. Isso não tá certo, é um desrespeito com o servidor e é ilegal. Nós cumprimos a lei e honramos nossos compromissos com a previdência e com os servidores municipais de Picos”.

Em 2021, a Prefeitura Municipal de Picos pagou, referente a débitos do Fundo Previdenciário, R$ 1.179.505,90. Isso “para manter em dia e garantir os direitos dos servidores” como explicou Gil Paraibano.

Sobre a empresa contratada, a SERCONPREV – Serviços e consultoria em previdência S/S LTDA, a Prefeitura, através do Procurador-Geral,  informa que todo o processo percorreu os trâmites legais para essa finalidade, é de natureza singular, com profissionais e empresa de notória especialização e que o valor global pactuado foi de R$ 317 mil reais, por 12 meses de prestação de serviços de cerca de R$ 26 mil reais.

Advogado Antônio José de Carvalho Júnior – Procurador Geral do Município de Picos
Foto: Fátima Miranda

Sobre esse assunto, o Procurador Geral do Município, advogado Antônio José de Carvalho Júnior, informou ainda que a empresa já vem prestando serviços a Picos a muitos anos, inclusive nas últimas gestões dos ex-prefeitos Kleber Eulálio e Padre Walmir Lima:

“A licitação foi feita no modo de inexigibilidade licitatória, uma previsão que existe na lei de licitações quando o serviço oferecido for de natureza singular. Essa empresa possui uma notória capacidade e excelência no tratamento desse tipo de serviço. Foi a empresa que, desde a época da organização do Fundo, feita ainda no primeiro mandato do Prefeito Gil Paraibano,  veio administrar o Fundo e, de lá pra cá,  são mais de dez anos que ela presta esse serviço. O valor é global e dividido em doze parcelas. O contrato foi feito com essa empresa, como todo ano, sai prefeito, entra prefeito, é feito com ela. Passou oito anos de Gil, dois anos de Kleber Eulálio e seis anos do Padre Walmir. Inclusive, é uma empresa de renome nacional que administra fundos próprios de previdência não só no Piauí, mas em vários Estados do Piauí” afirmou o Procurador.

Dessa forma, o valor mensal a ser pago pelos serviços especializados oferecidos pela SERCONPREV à Prefeitura de Picos, será de R$ 26.416,66, perfazendo, em 12 meses, o total de R$ 317 mil reais.