CAPACITAÇÃO

Professores da educação infantil participam de formação inclusiva

CCOM / sexta-feira, 28 agosto , 2015

Professores do ensino infantil da rede pública municipal de Picos recebem qualificação profissional durante esta sexta-feira (28), na Escola Coronel Francisco Santos. A finalidade é despertar a educação para a inclusão, através de cuidados e recreação.

A doutora em educação Doroteia Maria Silva Costa ministra palestra aos docentes sobre o tema “O cuidar, o educar e o brincar como eixo que norteia a socialização e a interação de uma educação inclusiva”. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação realizará oficinas de formação.

De acordo com a coordenadora Municipal da Educação Infantil, Edilene Nascimento, a capacitação tem a proposta de melhorar as relações interpessoais da criança com o professor e com as outras crianças.

Capacitação professores da educação infantil

“Estamos buscando desenvolver nossa proposta curricular nas escolas voltada para uma educação que vise à primeira infância. Esses eixos devem estar permanentes em nossas escolas e nossas crianças. Daí a importância de toda a comunidade escolar se envolver nesse sentido de ver a criança como um ser que está chegando, que precisa de apoio”, destaca.

rede4

Para a secretária de Educação Rosilene Monteiro a importância do encontro é qualificar o professor para uma educação continuada para que ele possa desenvolver o trabalho em sala de aula e o processo de construção do conhecimento.

rede2

“O conhecimento hoje não pode ser imposto, não pode ser colocado para o aluno como se ele estivesse vazio, ele tem que ser adequado e construído para que seja duradouro e efetivo, porque se não, será um decoreba, onde o aluno é visto como ser vazio e o professor vai lá e deposita conhecimento. Esse conhecimento não frutifica, o que frutifica é o conhecimento construído”, pontua.

rede3

O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, participou do encontro e ressaltou que a proposta da gestão é promover qualificações profissionais com vista à melhoria na qualidade de ensino. “Desde que éramos secretário de Educação já tínhamos isso em pauta. Agora, queremos dar ainda mais atenção aos profissionais educadores para, consequentemente, melhorar a educação picoense”, finaliza o gestor.