Vacinação da Covid-19

Profissionais da saúde recebem as primeiras doses da vacina contra Covid-19 em Picos

CCOM / quinta-feira, 21 janeiro , 2021

Por: Daniel Holanda

A Secretaria Municipal de saúde de Picos (SMS), através da Coordenação de Imunização deu início na manhã desta quinta-feira (21), a campanha de vacinação contra Covid-19.

Após três dias da chegada de 750 doses da CoronaVac, tempo necessário para que as equipes de saúde envolvidas na vacinação pudessem participar de treinamento virtual do Ministério da Saúde, na terça e na quarta-feira,  as primeiras vacinas foram aplicadas nos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no Combate ao Vírus. A vacinação aconteceu de forma simultânea  por volta das 7 horas da manhã  nas Unidades Básicas de saúde (UBS) Antenor Neiva, Canto Várzea, Belinha Nunes e Junco.

Para receber a vacinação os profissionais tiveram que apresentar comprovante de vínculo ativo de trabalho em setor de combate à Covid, nos serviços de saúde na circunscrição municipal e o cartão do SUS atualizado.

O médico, Daniel James foi o primeira a receber a vacina na UBS, Antenor Neiva.

O médico, Daniel James que atende pelo SUS, comemorou:  “A vacina representa a vitória da humanidade, possibilidade de dias melhores. O beneficio de você se imunizar diante de uma doença tão devastadora  é muito alto, no caso da CoronaVac os estudos que foram feitos mostram que é uma vacina segura”, disse o médico.

“Pra gente  a chegada dessa vacina é uma felicidade muito grande, acende assim uma chama de esperança em todos nós”, comentou a enfermeira da Estratégia da Saúde da família, Sery Neely Santos Lima Cruz, que presta serviços há mais de 10 anos na SMS. A enfermeira foi uma das quatros primeiras pessoas a tomar a vacina.

Enfermeira da Estratégia da Saúde da família, Sery Neely foi a primeira pessoa a receber a vacina na UBS, Belinha Nunes.

Vivian Hipólito, é enfermeira e atua no HRJL há dois anos e foi a primeira pessoa a receber a vacina na UBS do Junco.

Raimundo de Moura Filho – Motorista da ambulância do setor Covid do HRJL foi o primeiro a receber a vacina na UBS, Canto da Várzea.

Já o Secretário Aldo Gil de Medeiros informou que a logística foi pensada e organizada com calma visando a segurança de todo o trabalho e respeitando 100% a determinação do Ministério da Saúde, tanto nos procedimentos prévios a serem observados com treinamento e conservação das vacinas,  quanto na ordem de prioridade a ser seguida na aplicação,

“Nós estamos satisfeitos com o resultado do esforço de todos que compõem a nossa equipe, que estão trabalhando para que tudo dê certo e que possamos imunizar os servidores da saúde e os idosos institucionalizados do Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho, com essas primeiras 750 doses. Resolvemos iniciar a vacinação simultaneamente nas quatro UBS, porque entendemos que todos merecem igualmente a nossa gratidão por estarem se dedicando há tanto tempo no combate à Covid em Picos e fizemos isso seguindo 100% todas as determinações do Ministério da Saúde, realizando treinamento prévio das equipes e garantindo a segurança em todo o processo”.  disse o Secretário.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil de Medeiros, falou à imprensa na UBS do Canto da Várzea

Cada UBS recebeu o reforço de um segurança contratado pela SMS que atuou juntamente com o vigia, além de viaturas da PM estarem presentes também nos locais de vacinação. Nenhum incidente foi registrado e a vacinação aconteceu em clima de euforia, emoção e tranquilidade.