MELHORIAS

Reforma extingue Secretaria de Representação de Picos em The

CCOM / quarta-feira, 22 julho , 2015

Sede do Executivo picoense.

Com o intuito de adequar a administração de Picos à demanda que o município necessita, o prefeito, Pe. Walmir Lima, enviou à Câmara de Vereadores projeto que altera a Lei 2.474/13, que rege a organização administrativa do Executivo local. Nessa proposta, o gestor extingue a Secretaria de Representação do Município de Picos em Teresina e, ainda, atende solicitação de populares no sentido de desmembrar secretarias e contemplar movimentos sociais, por meio de coordenadorias.

Com a extinção da Secretaria de Representação na capital, foi possível realocar os cargos nas novas secretarias. “Estamos fazendo essa reforma sem onerar o município. Com a secretaria extinta, redistribuímos os 12 cargos nas novas pastas. Isso é um ganho para o município, a máquina vai funcionar de maneira mais eficaz nas demandas que surgem”, explicou o procurador geral José Neto Monteiro.

Sobre o desmembramento da atual Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura em Secretaria de Cultura e Secretaria de Esportes e Lazer, o procurador assegura que o município não terá prejuízos. “A Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura abrigava 39 DAS, número suficiente para atender as duas novas pastas. A partir de agora essas pastas podem conveniar, com uma só nomenclatura ela não se alinhava a nível estadual com as secretarias e a nível federal com os Ministérios. Ou seja, agora cada uma pode fazer convênios com projetos estaduais e federais para executar programas”, enfatizou José Neto Monteiro.

A minirreforma do novo gestor de Picos contempla também o trânsito, com transformação do Departamento Municipal de Trânsito em Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, assim, procura-se organizar o trânsito e preservar vidas. Segundo o procurador geral, os funcionários da nova pasta serão os mesmos que estavam lotados na Secretaria de Administração, órgão responsável pelo Departamento de Trânsito.

Atendendo reivindicações dos movimentos sociais para tornar a administração inclusiva, foram criadas as seguintes coordenações: combate às drogas, da igualdade racial e étnica do idoso e da pessoa com deficiência; essas ligadas à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.

O Legislativo Municipal votará a reforma nesta quinta-feira (23), às 9h.