SALIVAG

Salão do Livro do Vale do Guaribas é lançado

CCOM / sábado, 1 agosto , 2015

Prefeito Pe. Walmir Lima (PT).

Com a participação do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), a terceira edição do Salão do Livro do Vale do Guaribas (SaliVaG), foi lançada na noite de ontem, dia 31 de julho, e contou com a participação de um público expressivo. Além de autoridades do município e prefeitos de cidades da região.

A solenidade de lançamento do SaliVaG foi realizada na quadra do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH). O evento é uma idealização da Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Educação.

Durante o evento, o professor mestre, Igor de Morais Paim, ministrou uma palestra com a temática “Educação ontem e hoje: o que mudou e o que fazer”. A animação da noite ficou por conta do cantor Daniel Costa.

A família do homenageado do SaliVaG deste ano, o professor José Bispo, também esteve presente na solenidade de lançamento.

De acordo com o prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, o SaliVaG não é só de Picos e sim de todas as cidades que compõem o Vale do Guaribas. Ele afirmou ainda que a organização está com uma grande expectativa de o evento ser ainda melhor que nas edições anteriores. “Tenho certeza que este ano haverá um aumento em relação à participação, em aprendizagem, conhecimento, interação e de riqueza, que serão distribuídas, e conhecimento de cultura agora nos municípios que compõem o Vale do Guaribas”, disse.

O prefeito ressaltou ainda que a participação dos municípios do Vale do Guaribas será através de visitas dos alunos e professores aos stands, nas apresentações, palestras e na aquisição dos livros, como também na participação da população dessas cidades.

A secretária de Educação, Rosilene Monteiro, informou que o SaliVaG deste ano será realizado durante cinco dias, com apresentações artísticas, palestras e exposição de livros. “Este ano teremos uma estrutura bem maior, com mais comodidade, principalmente o auditório para o conforto das pessoas que estarão prestigiando o evento”, destacou.

Na oportunidade, Rosilene adiantou alguns nomes de palestrantes que confirmaram presença no SaliVag deste ano, como Fabrício Carpinejar, Ana Miranda e Isaque Folha. Para o último dia do evento a secretária confirmou o nome do cantor Vicente Nery e Banda Cheiro de Menina.

A terceira edição do maior evento literário do interior do Piauí, que será realizado de 9 a 13 de setembro, traz como tema “Dentro da Imensa Escuridão. Pequenas centelhas luzem”. O local do evento será o Estádio Municipal Helvídio Nunes.

Reportagem: Romário Mendes