Ação Social

CCOM / quinta-feira, 12 março , 2020

Por: Daniel Holanda

Fotos: Aparecida Mota

A prefeitura de Picos por meio da Secretaria de municipal de saúde (SMS) apresentou na manhã desta quinta-feira (12) o Plano  Municipal de Contingência no combate ao Coronavírus. O evento aconteceu na sede da Secretaria.

Plano Contingencial Municipal no combate ao Coronavírus

A reunião teve como objetivo apresentar o plano  contingencial Municipal para enfrentamento do Coronavírus (COVID-19) e divulgar para população e profissionais de saúde, esclarecimentos e as medidas adotadas pela SMS Picos em parceria com o Hospital Regional Justino (HRJL)e a Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI ).

A apresentação do plano foi feita pelo diretor técnico do Centro de especialidade medicas (CIEM), Dr Pascoal Gomes. “O profissional de saúde tem que ter o sigilo médico, a gente não pode está expondo os pacientes e os casos suspeitos. É importante que tenhamos zelo e ética, principalmente na condução dos casos suspeitos”, alertou o diretor.

Diretor técnico do Centro de especialidade medicas (CIEM), Dr Pascoal Gomes

“Com esse plano com certeza estaremos fazendo um elo diante do tema abordado”, comentou o prefeito de Picos,  Padre  Walmir.

Plano de ação

“Nós estamos com uma equipe técnica formada, estamos capacitando todos os nossos coordenadores para que esse ideia dentro do município de Picos  seja disseminada e implantada esse plano de contingenciamento que preparamos com muito carinho e responsabilidade”, declarou o Secretário de Saúde, Dr Junior Santos.

O Coordenador Municipal Epidemiológico, Robson  Cley esteve presente e destacou: “  Com o plano nós vamos traçar novas ações diante de algum caso suspeito que aparecer na cidade, então  a gente está fazendo  todo fluxo como vai ser atendido  esse paciente, como vai ser colhido essa amostra, como vamos mandar para o laboratório e como vai ser atendido e acompanhado esse paciente”.

Coordenador Municipal Epidemiológico, Robson  Cley

A  apresentação do plano contou com a presença do prefeito de Picos, Padre Walmir; Secretário de Saúde, Dr Junior Santos; do diretor técnico  do Centro de Especialidades Médicas, Pascoal Gomes da Costa;da Diretora do Hospital Regional Justino, Samara  Martins; jornalistas locais, coordenadores, colaboradores  e profissionais de saúde.