Estratégias

Secretaria articula estratégias para aumentar os índices do Ideb em Picos

CCOM / quarta-feira, 12 setembro , 2018

Gestores do município

A Secretaria Municipal de Educação está trabalhando para melhorar o Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, 2019 e 2021. A Secretária de Educação, Rosilene Monteiro, afirma que está trabalhando para aumentar os resultados em Picos.

“As escolas municipais pontuaram 4.4, ultrapassando a meta prevista para 2017 que é de 4.2. E nossa pretensão é aumentar esses indicadores. E para isso estamos implementando ações que visam melhorias nos índices educacionais. Tendo em vista que temos uma equipe de professores qualificados”. Pontuou Rosilene.

Para desenvolver esse trabalho, a secretaria convidou a especialista em Direito Educacional, professora, pedagoga e pesquisadora da Base Comum, Rizalva Cardoso. A professora Rizalva apresentou o resultado do Saeb, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, de 2017 e propôs medidas, com o intuito de estabelecer um diálogo com os gestores na tentativa de elevar os índices educacionais do município.

Rizalva Cardoso, Especialista em Direito Educacional, professora, pedagoga e pesquisadora da Base Comum.

“Estamos finalizando o projeto Pró-Qualidade e Equidade Picos 2018-2019, próximo passo será encaminhar ao poder executivo. Havendo autorização o plano será implantado nas escolas e o município terá condições de ultrapassar a meta projetada para 2019”. Finalizou Rizalva.

Com a autorização do programa a secretaria vai começar a qualificar os gestores e implantar o programa nas escolas. A ideia é começar a desenvolver o trabalho no início do ano letivo de 2019. O programa dura até o final do ano, mas as formações com os gestores começam ainda em 2018.

Atualmente, há mais de 8.300 alunos matriculados nas 62 escolas do município de Picos. O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, dois conceitos são levados em consideração: a aprovação escolar e o aprendizado em português e matemática.

 Ideb séries iniciais

As escolas municipais de Picos, séries iniciais, superaram o Ideb do ano passado. A meta estipulada pelo Ministério da Educação para 2017 era de 4.2, as escolas apresentaram um índice de 4.4 no geral.

Escola Municipal Tia Celeste

A Escola Municipal Celeste Martins de Deus, o Tia Celeste apresentou um Ideb de 5.9 em 2017, ultrapassando a meta de 2019, 5.4 e até a de 2021 que é de 5.6.

Saeb

O Saeb é realizado de dois em dois anos por amostragem de alunos e utiliza diferentes instrumentos de coleta de dados, sendo um deles os testes que têm por finalidade medir a habilidade de leitura em Língua Portuguesa e de resolução de problemas em Matemática dos alunos.