Escola Cívico-Militar

Secretária de Educação de Picos participa de assinatura de convênio em Brasília

O evento reuniu gestores municipais para assinatura de convênio das escolas cívico-militares e contou com a participação do Ministro da Educação, Milton Ribeiro e do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

/ CCOM / quinta-feira, 25 novembro , 2021

Por determinação do Prefeito de Picos, Gil, Marques de Medeiros, a Escola Municipal Maria Gil, localizada no bairro Parque de Exposição em Picos, passa por ampla reforma para abrigar, no início do semestre letivo de 2022, a primeira escola cívico-militar de Picos, com a previsão de mais de 1 mil alunos matriculados.

As obras na escola foram orçadas em mais de 1 milhão de reais e já estão praticamente concluídas.

Nesta quarta-feira, 24 de novembro, a Secretária Municipal de Educação, Noêmia Marques, acompanhada da professora Jaqueline Dantas, diretora do departamento de ensino, esteve em Brasília, participando da cerimônia de certificação e convênio com as novas unidades escolares dos municípios contemplados com o Programa Nacional das Escolas Cívicos-Militares e ressalta a importância do apoio total do prefeito:

Secretária de Educação – Noêmia Marques.

“Essa escola cívico-militar é um projeto abraçado pelo Prefeito Gil que não tem medido esforços para sua implantação em Picos. Assim, já temos a Escola Maria Gil sendo preparada para oferecer essa modalidade de ensino, tendo o prefeito destinado mais de 1 milhão de reais para a obra e utilizando recursos próprios do município”.

No evento estiveram presentes também o Ministro da Educação, Milton Ribeiro e o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

De acordo com informações no site do Ministério da Educação – MEC, o  Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.

O modelo a ser implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.

Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.
Participarão da iniciativa militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa. Policiais e Bombeiros militares poderão atuar, caso seja assim definido pelos governos estadual.

Diretora de Ensino, Jaqueline Dantas e Noêmia Marques, Secretária Municipal de Educação em evento em Brasília – foto arquivo pessoal

Sobre o evento em Brasília  a Secretária ressaltou a importância do encontro:

“Celebramos os novos convênios e foi um momento muito importante para a educação do nosso município, destacando o total apoio do prefeito Gil Marques de Medeiros, tanto na assinatura desse convênio, quanto  na agilização da obra no Maria Gil, bem como na nossa participação em Brasília. Dialogamos com prefeitos e secretários  de educação de outros municípios que nos relataram a importância, a eficiência  e a aceitação dessas escolas para melhorar a qualidade da educação. Essa escola vai trabalhar civismo, respeito, cidadania como um todo, somando à educação municipal que já trabalha tudo isso também, mas, nessas escolas cívico-militares, contando com o apoio dos militares”.

Para início das atividades escolares em 2022, a Escola Municipal Maria Gil deverá ter, matriculados, cerca de 1 mil alunos.