Secretaria de Educação promove palestra nas escolas sobre cultura de paz

Na tarde da última quarta-feira (26), a ação contemplou seis escolas municipais.

/ CCOM / quinta-feira, 27 abril , 2023

Diante a situação de riscos nas escolas, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Educação, está realizando nas instituições palestras com a temática “Cultura de Paz: uma questão para pensar juntos”. Na tarde da última quarta-feira (26), a equipe da SEME, deu início as palestras nas escolas: Padre Madeira; Justino Luz; Tia Celeste; Francisco Barbosa e Elpídio Nunes.

A ação tem como objetivo tornar a escola um ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro, além disso, busca promover a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes, bem como, fortalecer a rede de proteção social no entorno da comunidade escolar.

A Coordenadora Geral da Educação, Liliane Moreira explicou sobre o projeto. “Tivemos em seis escolas com nosso projeto cultura de paz, onde viemos ter um bate-papo com os familiares para escutarmos o que está acontecendo em casa, para assim orientarmos o que seja melhor, para que nossos alunos tenham mais segurança nas escolas. Nós da Secretaria, pretendemos levar esse projeto para as 52 escolas municipais”, explicou.

Coordenadora Geral da Educação, Liliane Moreira (Foto: Jackelany Vasconcelos)

A Professora da Rede Municipal, Suzy Santos, relatou a importância da palestra, uma vez que traz esse debate para com os pais e responsáveis. “A violência acontece não só na parte física, ela acontece desde um olhar agressivo que uma criança venha a ter com outra e muito dessa agressividade vem de casa quando o aluno presencia cenas desse tipo dos pais com os próprios pais, ou até mesmo com os filhos. Quando a escola vem com essa proposta de discutir essa cultura de paz, a gente dá uma respirada, porque de certa forma, alerta aos pais para que eles comecem dentro de casa a trabalhar essa questão da violência com as crianças para que eles não venham levar isso para a sala de aula”, afirmou.

Professora da Rede Municipal, Suzy Santos (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Para a mãe de uma aluna da Creche Dorotéia, Karla Lacerda, os pais devem estarem atentos aos comportamentos das crianças, principalmente nos ambientes digitais. “Essa palestra ajuda muito, porque não é só na escola que elas aprendem o que é bom. Começa de casa, com os pais para não estarem discutindo na frente das crianças, é importante também destacar a questão da influência dos celulares, porque é o que afeta mais as crianças, esse mundo virtual, esses joguinhos virtuais são muito agressivos. Então, essa palestra nos ajuda a ensinar e proteger nossas crianças diante essas situações de risco”, pontuou.

Mãe de aluna, Karla Lacerda (Foto: Jackelany Vasconcelos)

As palestras vão contemplar as 52 escolas municipais pelos próximos dias.

Veja mais imagens!