Parceria: 3º BEC se une à Secretaria de Saúde contra o Aedes aegypti

Prefeitura firma parceria com Exército contra a Dengue, Zika e Chikungunya

CCOM / terça-feira, 22 dezembro , 2015

mutirao2 2

Pe Walmir Lima, Cel. Emerson e José Venâncio, Dudé

Atendendo a uma solicitação da Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, o 3º Batalhão de Engenharia e Construção- 3º BEC, disponibilizou 60 soldados que passarão a compor uma força-tarefa para o combate ao mosquito Aedes aegypti, deixando de sobreaviso ainda outros 20 homens que atuarão como reservas, para que, juntos com os agentes de saúde do  município, possam visitar bairros da cidade, de casa em casa, procurando focos e orientando a população.

Para treinar esses soldados, aconteceu no auditório do 3º BEC, na manhã dessa terça-feira, 22, reunião com  agentes do controle de endemias para uma capacitação técnica.

Estiveram presentes o Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima e o Secretário de Saúde, José Venâncio de Sousa, Dudé, além da Coordenadora do Controle de Endemias, Karielly Alencar, e do Coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins, todos recepcionados pelo Comandante do 3º BEC, Coronel Emerson.

Após explanação teórica sobre os riscos trazidos à população pelos vírus da Dengue, da Chikungunya e da Zika, foram apresentados equipamentos utilizados no combate ao mosquito e os procedimentos de abordagem às residências e aos terrenos baldios, onde grande parte dos focos é registrado.

mutirao3

Padre Walmir Lima agradece a agentes e soldados

O Prefeito, Padre Walmir Lima, agradeceu a receptividade do 3º BEC ao convite para efetivar essa parceria no combate ao mosquito: “Nós somos imensamente gratos e temos certeza de que, com o efetivo reforçado, unindo forças entre os nossos agentes de saúde e os soldados que estão sendo colocados à disposição para esse trabalho, vamos ter resultados positivos concretos no combate a esses vírus (Zika e Chikungunya) que vem causando grande preocupação e que são transmitidos pelo mosquito que também transmite a dengue”.

Agente de Saúde e soldados em treinamento prático

Agente de Saúde e soldados em treinamento prático

O Coronel Emerson explicou que essa parceria só é possível quando a Secretaria Municipal de Saúde realiza a solicitação ao Exército e que, na região, Picos foi a primeira a formalizar o pedido de apoio.