Coronavírus

Secretaria de Trânsito interdita Avenida Getúlio Vargas e Rua Coelho Rodrigues

CCOM / quarta-feira, 6 maio , 2020

Roberto Oliveira

Dando continuidade ao Decreto de isolamento social no enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, interditou a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Coelho Rodrigues na manhã de hoje.

Avenida Getúlio Varga e Rua Coelho Rodrigues foram fechadas hoje

Secretário Edilberto Cirilo orienta condutores

A medida de intervenção das principais ruas do Centro de Picos, começou valer a partir de ontem, 05 de maio, e perde sua eficácia no próximo dia 10. É o que reza o Decreto Municipal nº 61/2020.

Decreto ale até dia 10

De acordo com o referido Decreto, ficou foi proibido o tráfego de veículos automotores nas principais vias de acesso ao Centro do município. Para tanto, foi estabelecida uma divisão de dias, horários e itinerários distintos.

Decreto ale até dia 10

Divisão de dias, horários e ruas

Ficou assim: a Avenida Getúlio Vargas e Rua Coelho Rodrigues, o bloqueio acontece nas quartas, sextas e sábados;

Já na Praça Josino Ferreira e Rua Coronel Francisco Santos, os dias serão as terças, quintas, e sábados;

A Rua Coronel Luís Santos, será a próxima terça-feira. Lembrando que os horários serão os mesmos: das 7 às 16 horas.

Com a interdição das ruas no dia ontem, houve uma redução de 40 por cento no fluxo de carros e pessoas

Segundo o secretário Edilberto Cirilo, a medida tem o objetivo único de enfrentar a pandemia do coronavírus, na busca por diminuir o fluxo de pessoas nesses locais, considerados potenciais em face da aglomeração pública.

“O caminho é esse, as pessoas ficarem em casa. Em Picos, isso não estava acontecendo. Se todo mundo parar e colaborar hoje, com certeza, teremos chance de voltar mais rápido e viver normalmente”, acredita o gestor.

Edilberto Cirilo alerta para importância do isolamento social diante da devastação da referida pandemia. Segundo o gestor, após a primeira interdição no dia ontem, foi observado uma queda de 40 por cento no fluxo de veículos, consequentemente, uma redução na circulação de pessoas. A ação aconteceu na Praça Josino Ferreira e Rua Coronel Francisco Santos.

Sansões penais por força do Decreto

Acerca do Decreto e suas possíveis punições, o secretário de trânsito local, disse que não tem intenção de punir o cidadão comum, já que é uma medida que visa enfrentar um inimigo maior, o coronavírus.

“Existe todo um acervo de sansões que não queremos chegar nele. Queremos dialogar com a sociedade, mostrar para ela a importância do isolamento social e acima de tuto, mostrar a necessidade disso que estamos fazendo, que é para o bem de todos”, analisa.

Isolamento social é fundamental em tempos de pandemia

Edilberto Cirilo ainda assinalou que o Direto de Ir e Vir de todos está assegurado. Todavia, nesse momento de coronavirus, segundo o gestor, é fundamental que medidas paliativas sejam editadas e respeitadas para o bem comum. O secretário ainda reforçou que os infratores serão tratados como tal, na forma da Lei.

Pontos de aglomeração de veículos

Referindo-se a possíveis locais de aglomeração de veículos nesse momento, as imediações da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, por exemplo, o gestor explicou que essa possível aglomeração pode ocorrer por conta da parada de alguns veículos naquele local, sobretudo transporte de passageiros.

Infratores serão tratados como tal

“É somente isso que acontece. Não existem pontos de aglomeração de veículos em Picos. Estamos atentos e trabalhando para evitar esse tipo de situação nesse momento”, assegura.

Confira abaixo, a íntegra do Decreto.

Decreto n° 61/2020