Coronavírus

Secretária Glória Saunders explica medidas para orientar usuários do Auxílio Emergencial

CCOM / terça-feira, 14 abril , 2020

Roberto Oliveira

O Auxílio Emergencial é uma das propostas visando diminuir os impactos do Coronavírus para a população de baixa renda e deverá beneficiar 24 milhões de brasileiros. Será destinado a trabalhadores autônomos, informais e sem renda fixa durante a pandemia do novo Coronavírus.

Para participar, é necessário que o interessado esteja cadastrado em algum programa do Governo Federal. Os cadastros serão automaticamente reaproveitados, sem a necessidade de que a pessoa se dirija a algum órgão. A intenção é eliminar qualquer forma de aglomeração de pessoas.

“Todos irão receber o recurso emergencial. A nossa preocupação é com os usuários que não estão cadastrados”, garante a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Glória Sanuders.

Equipes de atendimento dos CRAS

Pensando no público que não se encaixa no referido Auxílio Emergencial, a  SEMTAS, em acordo com o prefeito Pe. Walmir Lima, decidiram pela a abertura dos Centros de Referência de Assistência Social – Cras, onde equipes em regime de escala estão tirando dúvidas e cadastrando pessoas.

Num total de dois, os Cras estão localizados nos bairros Morada do Sol, Parque de Exposição, além de um novo núcleo emergencial que está sendo montado na sede da Prefeitura de Picos.

“Estamos atentos às necessidades da comunidade e já estamos atendendo nos núcleos dos bairros Morada do Sol e Parque de Exposição. O núcleo da sede da Prefeitura de Picos irá funcionar a partir de quarta-feira”, explica a gestora.

Os núcleos de atendimento, de acordo com a secretária Glória Saunders, estão sendo abertos em função de que grande parcela dos beneficiários do Auxílio Emergencial não tem acesso às redes sociais, tampouco a um telefone para fazer seu cadastro de forma remota.

Orientação via telefone, Redes Sociais e aplicativo

Outros recursos utilizado pela SEMTAS, no sentido de sanar as dúvidas da população sobre o Auxílio Emergencial, diz respeito à disponibilização de telefones, Redes Sociais e aplicativos. O interessado ainda pode acessar o canal do Youtube, que é o ‘Canal Bolsa Família Piauí.

Para tanto, a SEMTAS arregimentou todos os seus profissionais visando garantir que o atendimento ao público seja satisfatório. Os referidos grupos atendem de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Os grupos virtuais estão divididos em três, sendo um atendendo no bairro Parque de Exposição, outro no bairro Morada do Sol e um terceiro núcleo, que está sendo montado na sede da Prefeitura de Picos, irá atender a região Central e cercanias.

Contatos via telefone ou WhatsApp

Para qualquer informação, o interessado deverá ligar para os números relacionados abaixo. Deve-se explicar que tais contatos também direcionam o beneficiário para um assistente social, caso a pessoa esteja necessitando desse serviço.

Confira abaixo, principais pontos sobre o Auxílio Emergencial:

1. O valor é de R$ 600,00, por três meses, podendo ser prorrogado por mais três;
  2. Poderão receber o benefício aqueles que cumprirem os requisitos da lei(ser maior de 18 anos; não ter emprego formal; não receber benefício assistencial ou previdenciário; não receber Seguro- Desemprego; não receber benefício de transferência de renda, EXCETO o Bolsa Família; estar no grupo de isentos do imposto de Renda e ter renda
    percapita familiar de até meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos);
  3. O Microempreendedor Individual e o contribuinte individual ou facultativo da Previdência Social poderão ser contemplados, se cumprirem, cumulativamente, os requisitos já referidos anteriormente;
  4. Não precisa procurar os CRAS nem a SEMTAS para realizar cadastro. Os prazos de cadastramento estão suspensos, por lei, por 120 dias. Por conta da pandemia do COVID-19, o novo benefício já será automático para quem está incluído no Cadastro Único até 20 de março de 2020;
  5. Os primeiros contemplados serão as famílias beneficiárias do Bolsa Família, que estiverem nos critérios vida lei, seguindo o calendário nacional de pagamentos; em seguida, os inscritos no Cadastro Único (que aí da não recebem o benefício Bolsa Família);
  6. Para aqueles que não têm inscrição no Cadastro Único, o Governo Federal irá disponibilizar, a partir de amanhã, 07 de abril de
    2020, um aplicativo para ser baixado no celular para que a pessoa possa ali fazer sua declaração de renda;
  7. NÃO PRECISA PROCURAR OS CRAS NEM A SEMTAS NESSE MOMENTO. O período é de isolamento social e, exatamente para evitar aglomeração, o benefício emergencial será operacionalizado dessa forma.;
  8. Serão utilizadas as próprias contas que as famílias já cadastradas possuem e, aquelas que não possuem, serão abertas novas contas, automaticamente, sem que elas precisem sair de casa.