Aulão preparatório

Secretaria oferece aulão preparatório para o Saeb a alunos do 9° ano da Rede Municipal

CCOM / quinta-feira, 17 outubro , 2019

A Secretaria Municipal de Educação ofereceu, hoje pela manhã (17), um aulão preparatório para o Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb, antiga Prova Brasil. Ao todo, 261 alunos participaram do preparatório com aulas de português e matemática no auditório da escola Normal de Picos.

A cada dois anos, estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública realizam uma prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). Até 2018, ela se chamava Prova Brasil. A partir deste ano passou a ter o nome de Saeb.

Uma equipe de coordenadores da Secretaria Municipal de Educação está percorrendo as escolas do município, na tentativa de, juntamente com professores, aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb 2019 e 2021.

O Saeb é feito por meio de provas das disciplinas de língua portuguesa e de matemática e serve para medir o Ideb das escolas. A avaliação será aplicada do dia 21/10 a 01/11 para cerca de 1000 alunos das duas séries. Com os resultados dessa prova, as secretarias de Educação, o MEC e as próprias escolas podem definir ações e direcionar recursos para melhorar o aprendizado dos estudantes.

Atualmente, há mais de 8.300 alunos matriculados nas 62 escolas do município de Picos. O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, dois conceitos são levados em consideração: a aprovação escolar e o aprendizado em português e matemática.

A aluna Jaqueline de Araújo Rocha, da Escola Municipal José João de Moura está confiante e garante um bom resultado na avaliação. “Eu estudei bastante, e esse aulão vai me proporcionar um conhecimento a mais, a prova está perto e nessa reta final eu prefiro as revisões, estou confiante que vai dar tudo certo”. Lembrou a aluna.

A Secretária de Educação, Rosilene Monteiro, afirma que está trabalhando para aumentar os resultados nas escolas de Picos. “As escolas municipais pontuaram 4.4, ultrapassando a meta prevista para 2017 que é de 4.2. E nossa pretensão é aumentar esses indicadores, para isso estamos elaborando ações que visam melhorias nos índices educacionais, fazendo revisões periódicas com nossos alunos e formações continuadas com professores e coordenadores da rede pública de ensino”. Pontuou Rosilene Monteiro.

Ideb séries iniciais

As escolas municipais de Picos, séries iniciais, superaram o Ideb do ano passado. A meta estipulada pelo Ministério da Educação para 2017 era de 4.2, as escolas apresentaram um índice de 4.4 no geral.

Escola Municipal Tia Celeste

A Escola Municipal Celeste Martins de Deus, o Tia Celeste apresentou um Ideb de 5.9 em 2017, ultrapassando a meta de 2019, 5.4 e até a de 2021 que é de 5.6.