Saúde Muncipal

Secretário de Saúde Aldo Gil faz análise do primeiro mês de gestão enumerando conquistas e desafios

CCOM / segunda-feira, 25 janeiro , 2021

 

Após quase 30 dias à frente da gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, o Secretário Aldo Gil de Medeiros faz um balanço de sua administração, pontuando algumas situações que refletem o compromisso em colocar a saúde de Picos como uma das prioridades na gestão do prefeito Gil Marques de Medeiros, Gil Paraibano, PP, reafirmando que o foco tem sido na transparência e no compromisso para com a população:

Aldo Gil de Medeiros – Secretário Municipal de Saúde

“Baseado na transparência e compromisso dessa gestão para com o povo de Picos, estamos prestando esclarecimentos neste início de gestão acerca de nossas ações. Já tivemos algumas ações positivas, todos sabem que o desafio é muito grande, mas estamos aqui para ponderar alguns pontos que já enfrentamos e corrigimos para melhorar o desempenho da saúde” disse o secretário.

Entre os pontos positivos desse início de mandato frente à Pasta, o Secretário diz que uma das vitórias foi o adimplemento dos débitos junto à previdência social:

“A previdência estava em atraso gerando alguns transtornos para a Saúde, pagamos novembro, dezembro e décimo terceiro dos concursados e contratados”, explicou ele.

Caso essa regularização não fosse feita o município poderia deixar de receber importantes recursos para investimentos no setor de saúde.

Outra ação foi a mudança no sistema de marcação de consultas da rede municipal de saúde que sempre enfrentou o problema das filas:

“Fizemos a implementação do novo sistema na central de marcação de consultas, onde já pudemos perceber o fim das filas nas clínicas e laboratórios em geral, as pessoas quando vêm marcar não encontram fila e muitas vezes conseguem marcar (consultas e exames) até para o mesmo dia” afirmou o Secretário.

A Secretaria de Saúde de Picos, inclusive, realizou capacitação para outros gestores das Secretarias de Saúde da Macrorregião, para apresentar esse novo sistema, dando maior celeridade à marcação de consulta em toda a região de Picos.

Com relação à situação financeira da Saúde, Aldo Gil esclareceu que tem priorizado tentar equilibrar as contas e já conseguiu realizar grande economia, explicando que isso só foi possível após enxugar a folha de pagamento: “Nós conseguimos enxugar a folha (de pagamento) e obtivemos uma economia de quase um milhão de reais, com relação à média do ano anterior”.

Entre outras ações destacadas pelo Secretário, está o combate à Covid-19, com o reforço da chegada das vacinas:

“Estamos ainda tendo o cuidado e a transparência na condução da vacinação contra a covid-19 em nosso município, onde tivemos qualificação profissional e usamos da máxima transparência possível, como foi noticiado, informatizamos os quatro postos, contratamos seguranças extras e tudo ocorreu na máxima tranquilidade e normalidade”.

Nesta segunda-feira, 25/01, o Secretário informou que nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou às 10 horas e na terça, 26/01, outros 27% de profissionais da saúde no município serão imunizados.

Sobre as dificuldades, o Secretário também foi transparente:

“Para se ter uma ideia dos desafios, houveram mais de doze secretários (de saúde) na antiga gestão. Mas cada conquista é uma alegria, apesar das dificuldades, como o atraso na previdência que já solucionamos; recursos que encontramos que foram escassos; dificuldades com relação à prestação de serviços do Instituto do Rim, que eles até já vieram nos cobrar, referente ao mês de novembro e que não encontramos recursos na conta do FAEC, que é um recurso vinculado, e dos PSB (Programa de Saúde Bucal) terem 80% dos serviços interrompidos desde março de 2020, e ainda não sabermos o porquê, nós estamos trabalhando motivados e com a certeza de que iremos encontrar a solução para que tenhamos o restabelecimento desses serviços e a Saúde funcionando para atender a demanda” finalizou.

Com relação aos PSF – Programas de Saúde da Família, o Secretário informou que todas as equipes já foram regularizadas e os trabalhos já voltaram a funcionar normalmente.