Meio Ambiente

Secretário diz que o Código Ambiental será aplicado para quem sujar locais públicos

CCOM / sexta-feira, 1 abril , 2016

Gláuber - Meio Ambiente

Secretário de Meio Ambiente, Glauber Silva

Um mal exemplo. Uma pessoa foi flagrada na manhã dessa sexta-feira,  01, jogando, em plena Praça Josino Ferreira, no centro da cidade, uma sacola repleta de vísceras, que, sob o sol escaldante, acabou atraindo urubus e espalhando mal cheiro pelo local, até que uma equipe de limpeza da prefeitura Municipal recolheu o material, mesmo fora do horário da passagem do caminhão da coleta de lixo.

Atitudes como essa chamam a atenção pela frequência e pelo descaso de algumas pessoas para com a urbanidade e o código ambiental do município.

O poder público tem sua responsabilidade na manutenção da limpeza, mas a população também tem que fazer a sua parte para que possamos ter uma cidade limpa.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Glauber Silva, mesmo realizando o serviço de limpeza e urbanização, as praças não ficam limpas porque sempre tem pessoas jogando resíduos no logradouro público. “É lamentável, porque tem o horário do coletor passar, tem algumas lixeiras na cidade e tem alguns pontos de coleta, mas as pessoas não têm essa consciência e acabam jogando o lixo na rua”, disse o secretário.

O secretário informou que a secretaria faz a parte educativa, mas também irá punir aquelas pessoas que forem flagradas jogando lixo em logradouros públicos. “Iremos aplicar o Código Ambiental do Município que coloca claramente no artigo 201, inciso XX, que é infração ambiental colocar lixo em vias públicas, no caso, nas praças, ruas e avenidas da cidade. Então temos que educar as crianças realizando palestras e debates, mas os adultos temos que punir porque é inadmissível ficarmos com a cidade suja por causa desses infratores do meio ambiente”, destacou.

Sobre o caso registrado na Praça Josino Ferreira, quando um homem que jogou as vísceras ali foi flagrado e fotografado, o  caso será encaminhado para as providências legais cabíveis.