I Simpósio Municipal de Educação

Segundo dia do I Simpósio Municipal de Educação para surdos é marcado por palestra e mesa redonda.

/ CCOM / quarta-feira, 29 setembro , 2021

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Picos em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Picos e a Universidade Federal do Piauí realizou nesta quarta feira, dia 29 setembro, palestra e mesa redonda no segundo dia do I Simpósio Municipal de Educação Bilíngue para Surdos. O simpósio tem como objetivo geral evidenciar as conquistas da Comunidade Surda no âmbito educacional.

I Simpósio Municipal de Educação para surdo

No primeiro momento do segundo dia de Simpósio, a professora mestre do Instituto Federal do Piauí, Fátima Letícia, abordou a história da educação de surdos no Piauí. De acordo com a palestrante, a primeira escola para surdos no Piauí foi inaugurada em 1970 em Teresina, a escola foi fundada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e funciona até os dias atuais. “ Essa escola foi os primeiros passos no processo de escolarização dos surdos, e isso mudou a concepção de ensino ao longo da história. É importante esse processo histórico para você entender as lutas do povo surdo com relação a garantia do direito a educação”, pontuou a professora.

Professora mestre do Instituto Federal do Piauí, Fátima Letícia.

Para o aluno e participante do Simpósio, Felipe Bernardes, que também é surdo, destacou através da intérprete de libras, Hidelgardes Bonfim, que o evento é de grande relevância para o aprendizado. “ Estou gostando muito das palestras. Gostaria de parabenizar a Prefeitura e a Universidade Federal. As palestras são de grande importância porque traz muito aprendizado”, disse o participante.

Aluno Felipe Bernardes e a intérprete de libras, Hidelgardes Bonfim.

É uma sensação de dever cumprido em realizar esse segundo dia de evento do I Simpósio de Educação Bilíngue para Surdos. Os alunos estão muito felizes e encantado com tudo isso: com esse respeito, com essa reciprocidade, esse carinho, essa discussão, essa garantia de direito”, comentou a professora Darc Cardoso.

Professora Darc Cardoso.

Após a palestra da professora Fátima Letícia, o evento deu continuidade com uma mesa redonda ministrada pela professora Nádia Fernanda e mediada pelo Dr Juscelino Sampaio.

O evento contou com o apoio da Universidade Estadual do Piauí e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos/PI – SINDSERM.